PARA O MUNDO - 'Segredos da Floresta Amazônia' do biólogo de Rondônia Flávio Terassini é lançado em inglês | Noticias Tudo Aqui!

PARA O MUNDO - 'Segredos da Floresta Amazônia' do biólogo de Rondônia Flávio Terassini é lançado em inglês

Compartilhe:

Acervo é composto por 200 imagens espalhadas por 130 páginas que trazem informações sobre a floresta e está disponível em formato Ebook.

 

Dos animais maiores aos menores, dos até mais estranhos a paisagens que desenham a essência da Floresta Amazônica. Registradas em expedições e trabalhos em campo, o biológo de Rondônia Flávio Aparecido Terassini transformou em livro 10 anos de fotos que imprimem seu olhar sobre a biodiversidade da região.

O livro Amazon Rainforest Secrets (Segredos da Floresta Amazônica, na tradução livre) já está disponível em formato Ebook. A publicação foi feita no último fim de semana, mas pode ser baixado gratuitamente na Amazon exclusivamente nesta terça-feira (28). Nos dias seguintes, o leitor pode comprar por cinco dólares (no sistema Kindle) (clique aqui e baixe o livro).

Além disso, está disponível no momento apenas em inglês, pois a ideia de Flávio é alcançar e mostrar ao mundo o que é a Amazônia.

O reforço na tradução e conferência do idioma veio da esposa do pesquisador, Mariana Terassini, que é professora na área. Já o auxílio na identificação das espécies que constam no livro partiu de pesquisadores brasileiros e norte-americanos.

"O assunto, na verdade, é o segredo da Amazônia tropical, e eu tento divulgar para o mundo o que nós temos de bom na Amazônia. A gente sabe que tem queimadas, desmatamento. Mas ainda temos 80% dela preservada. Ele é quase um guia ilustrado de basicamente imagens, mas tem muita escrita, informação científica", disse.

No total, o acervo é composto por 200 imagens espalhadas por 130 páginas que trazem informações sobre a floresta. Com linguagem mais didática, crianças, jovens, adultos e idosos podem ter acesso ao conteúdo e entender sobre a importância da preservação ambiental do bioma.

Nesses 10 anos, cerca de quatro mil novas espécies na Amazônia foram catalogadas, segundo Terassini.

Além de ilustrar o variados tipos de animais e paisagens, o livro traz histórias sobre o Rio Madeira, o maior afluente do Amazonas, o terceiro maior rio do país e o 18º maior do mundo. Usado como um "corredor" à exportação, a bacia do Madeira conta com 1.067 espécies de peixes inventariadas.

"O Rio Madeira é o rio onde tem a maior diversidade de espécie diferentes de peixes. Temos mais de mil espécies catalogadas. Se compararmos, por exemplo, com a América do Norte, há pouco mais de 200 espécies, toda Europa e África, tem 400. E vou contando essas histórias e curiosidades", complementou.

Amazônia em alerta

Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disseram, em carta aberta, que o desmatamento em 2020 na Amazônia pode ser 28% maior que no ano anterior. Na comparação com 2018, aumento seria de 72%.

A estimativa considera o intervalo entre agosto e julho na comparação com o mesmo período um ano antes.

Os servidores explicam que, até o dia 9 de julho, o desmatamento, comparado com o ano anterior, era 13% maior. Como ainda faltavam 21 dias para o fim do período, a tendência é que o número aumente. A área total desmatada na floresta pode chegar a 13 mil km².

A Amazônia registrou 1.034,4 km² de área sob alerta de desmatamento em junho, recorde para o mês em toda a série história, que começou em 2015. No acumulado do semestre, os alertas indicam devastação em 3.069,57 km² da Amazônia, aumento de 25% em comparação ao primeiro semestre de 2019.

Fonte: G1


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui