TECNOLOGIA NA ALDEIA - Comunidades indígenas vigiam, flagram e denunciam invasões em suas terras através de drones | Notícias Tudo Aqui!

TECNOLOGIA NA ALDEIA - Comunidades indígenas vigiam, flagram e denunciam invasões em suas terras através de drones

Compartilhe:

Ao analisar dados de satélite, os povos indígenas podem identificar problemas mais rapidamente.

 

Não é novidade que proteger a floresta amazônica é de extrema importância para que o fluxo de carbono na atmosfera seja equilibrado, o que evitaria mudanças climáticas drásticas. E não há ninguém mais preocupado com a perda de territórios florestais do que os povos indígenas que vivem na Amazônia.

“Estas comunidades realmente dependem da floresta para tudo, para o seu bem-estar, comida, remédios, fins espirituais… Tudo”, afirma Suzanne Pelletier, diretora executiva da Rainforest Foundation US.

De acordo com Suzanne, as comunidades indígenas têm gerido áreas florestais de maneira sustentável por muito tempo. No entanto, tem ficado cada vez mais difícil prevenir o desmatamento ilegal. Por isso, a fundação resolveu dar uma mãozinha no monitoramento oferecendo alta tecnologia a indígenas que vivem na região amazônica do Peru.

Ao analisar dados de satélite, os povos indígenas podem identificar problemas mais rapidamente e também de forma mais segura. Depois, podem investigar com mais detalhes fazendo a utilização de drones, disponibilizados pela Rainforest Foundation.

“A iniciativa permitiu que as comunidades coletem evidências de desmatamento ilegal em locais perigosos para confrontar alguém que esteja envolvido na atividade criminosa”, explica Suzanne.

Portanto, ter a geolocalização e horário das atividades ilegais auxilia as autoridades a tomar medidas de enfrentamento. “É uma verdadeira integração de novas tecnologias com sistemas tradicionais”, finaliza a diretora da fundação de proteção ao meio ambiente.

Com informações da Yale Climate Connections.


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui