REVERÊNCIA AOS MORTOS - Psicóloga porto-velhense lança livro sobre a relação da sociedade com a morte | Notícias Tudo Aqui!

REVERÊNCIA AOS MORTOS - Psicóloga porto-velhense lança livro sobre a relação da sociedade com a morte

Compartilhe:

 

Refletir sobre a finitude e compreender o fenômeno da morte é o principal objetivo do livro Tanatopedia: 101 verbetes sobre a morte, escrito pela psicóloga Ana Paula Costa Silva e ilustrado pela artista visual Caroline Murta. O livro, que será lançado no dia 2 de novembro, na plataforma Catarse, é fruto da dissertação de mestrado da autora pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Durante sua pesquisa, sobre como os trabalhadores do sistema funerário lidam com a morte, a porto-velhense listou mais de cem palavras que contextualizam, exemplificam e explicam a morte nos mais variados âmbitos e, a partir deste compilado, nasceu a Tanatopedia.

Em sua formação acadêmica, Ana Costa estuda morte, luto e suicídio, a fim de desmistificar os tabus que envolvem essas experiências e oferecer amparo psicológico aos enlutados. Para a autora, nos últimos dois anos, refletir intencionalmente sobre os temas tornou-se essencial, devido à pandemia de Covid-19.

“Em um momento em que a morte tem estado tão presente em nossas vidas, urge a necessidade de tratá-la com mais naturalidade e cuidado. Tirando-a do lugar de assombro, pesadelo e morbidez e trazendo-a para a vida, como um lembrete constante de que a existência humana é finita e essa é justamente a beleza da jornada. Ao contemplar a morte, nos damos conta do quanto a vida é vasta e valiosa”, explica a autora.

Com apuro científico e ludicidade trazida pelas ilustrações feitas à mão em nanquim, Tanatopedia promove o debate e busca auxiliar os estudos de pesquisadores da área, tanatólogos, psicólogos e demais interessados por reunir informações de qualidade sobre a temática, tão pouco explorada. O livro conta com prefácio de Maria Julia Kovács, professora livre-docente da USP e pesquisadora da morte, e posfácio sobre práticas para uma boa morte. Trata-se de uma leitura interessante para todos aqueles que contemplam e veem beleza na finitude, para fãs de enciclopédias, para interessados na ciência forense e para entusiastas de literatura gótica e de horror.

Além de se dedicar ao atendimento clínico e à pesquisa, Ana Costa é mediadora do clube de leitura Leia Mulheres desde 2017, que busca fomentar a visibilidade de escritoras e incentivar a leitura. A equipe de profissionais que auxilia a porto-velhense a realizar o sonho da publicação do livro é formada apenas por mulheres, decisão em consonância com sua própria história e jornada.

Financiamento coletivo

A autora, que atualmente mora em Curitiba, lança no dia 2 de novembro seu financiamento coletivo no Catarse e conta com apoio de leitores e interessados para viabilizar a publicação de seu primeiro livro. O processo é seguro e rápido, e funciona como uma pré-venda para que o livro seja lançado em 2022.

Os 30 primeiros apoiadores do projeto ganharão de presente a aula exclusiva Introdução às conversas sobre morte e morrer, ministrada pela autora na plataforma Zoom. Ainda serão oferecidas diferentes recompensas a quem apoiar a campanha: marcadores, cartões postais, um bucket list, uma impressão fine art e um plano de morte personalizado são os produtos oferecidos que complementam a experiência de leitura da enciclopédia ilustrada. Veja a capa do livro, as ilustrações e as recompensas no site: https://www.catarse.me/tanatopedia.

Serviço
Tanatopedia: 101 verbetes sobre a morte
Aula exclusiva para os 30 primeiros apoiadores
Campanha ativa de 2 de novembro a 10 de dezembro
https://www.catarse.me/tanatopedia


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui