TECNOLOGIA - Ministério da Saúde envia para Rondônia equipamento que detecta variantes do coronavírus
Uma das funções do equipamento é a detecção das variantes do coronavírus, como por exemplo, a ômicron
O equipamento de sequenciamento genético enviado pelo Ministério da Saúde e instalado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), torna possível distinguir as variantes do coronavírus, como por exemplo, a Ômicron. Esse material também tem capacidade de sequenciar outros micro-organismos, além do vírus da covid-19. Com a nova aquisição, não será mais necessário enviar amostras para serem analisadas fora do Estado.
O Governo de Rondônia solicitou ao Ministério da Saúde com o objetivo de que seja usado no estudo e combate ao coronavírus. A ferramenta e o treinamento da equipe técnica do Lacen serão fornecidos pelo Ministério da Saúde, o Estado irá disponibilizar apoio e mais viabilidade para maior rapidez nas análises das amostras.
A chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Adriana Salvador Maia, ressalta sobre a finalidade do equipamento. “É importante salientar que o objetivo principal do sequenciamento genético não é o diagnóstico, e sim fazer a vigilância de qual variante está em circulação e se vai influenciar nos kits exames ou na vacina que está sendo aplicada”, conta Adriana.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, comenta sobre a importância do equipamento no Estado de Rondônia. “A aquisição que o Governo do Estado conquistou é um grande avanço no combate contra o coronavírus, com isso, vale a pena reforçar que esta é uma metodologia para vigilância laboratório e não para diagnóstico e acompanhamento clínico”, diz Máximo.
Secom
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024