Aprendendo com os Recabitas | Notícias Tudo Aqui!

Aprendendo com os Recabitas

Compartilhe:
ColunistaValdemir Caldas

Imagino que você já deve ter lido ou ouvido falar dos Recabitas. Eles aparecem no livro de Jeremias, no capítulo 35, como um exemplo de fidelidade. Mas você sabe quem realmente foram os Recabitas? Não! Os Recabitas eram nômades. Eles foram expulsos de seu país pelo rei da Babilônia Nabucodonosor e se refugiaram em Jerusalém.

O senhor ordena ao profeta Jeremias que vá aonde moram os Recabitas, converse com eles e os traga até o Templo de Javé. Depois, coloque diante deles jarras cheias de vinho e cálices para que eles bebam. E assim foi feito, mas os Recabitas recusam a oferta, dizendo que foram instruídos pelos seus antepassados a não beberem vinho, não construírem casas para morar, pois habitariam em tendas todos os dias de suas vidas, e não cultivarem vinhedos ou qualquer outro tipo de lavoura.

Interessante observar é que Deus usou os Recabitas, um clã peregrino, como exemplo vivo para criticar a infidelidade dos Israelitas. Enquanto os Recabitas são capazes de obedecer às ordens de seus antepassados, Judá, porém, insiste em desrespeitar a palavra de Deus, não se convertendo de sua má conduta, nem corrigindo suas ações, servindo a deuses estrangeiros; por isso o castigo seria inevitável, ou seja, o povo experimentaria o exilio, como de fato aconteceu.

No passado, Deus usou servos e profetas para falar com o povo. Hoje, temos a Bíblia, por meio da qual o Senhor conversa diretamente conosco. Mesmo assim, muitos continuam ignorando o Seu chamado, insistindo nos mesmos erros. São incapazes de abandonar os maus caminhos, arrependerem-se das práticas abomináveis e voltarem-se para os braços do Senhor, cujo amor é infinito. Caso contrário, já teríamos sido exterminados por causa da nossa desobediência.

Por Valdemir Caldas

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui