Lula e os “picaretas”

Certa vez, o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva disse que não voltaria ao Congresso Nacional porque ali havia mais de trezentos picaretas que só cuidavam dos próprios interesses. Considerando que o Congresso Nacional tem 594 parlamentares, sendo 513 deputados e 81 senadores, sobraram poucos honestos na visão do petista. Na ocasião, bajuladores de Lula tentaram suavizar o impacto do discurso, debitando-o na conta exclusiva do desabafo cívico, plenamente justificado pelas circunstâncias.
Não demorou para que a sociedade brasileira descobrisse quem eram os picaretas do discurso lulista. Foram os mesmos com os quais ele se uniu para montar o maior esquema de corrupção de que se tem conhecimento na história mundial, apesar de os adeptos do “rouba, mas faz” tentarem justificar o assalto aos cofres públicos como um grão de areia no oceano perto das “grandes realizações” deixadas pelos governos do PT. Agora, com os olhos nas eleições de 2022 para a presidência da República, Lula vem dialogando com conhecidas e felpudas raposas da política nacional, como é o caso do senador Renan Calheiro, velho aliado do petismo, que sempre deu um jeito de corpo para continuar mamando nas flácidas tetas do erário.
Boas e más pessoas existem em todos os segmentos da sociedade. E no Congresso Nacional não poderia ser diferente. Não é justo, porém, ferretear todos os seus membros com o desdouro da picaretagem, pois sabemos que ainda existe um bom número de políticos que cumprem com integridade as suas atribuições, apesar de não ser esse o sentimento corrente entre a maioria da população, que prefere colocar todo mundo na vala comum. Qualquer pesquisa de opinião confirma isso.
E os maus exemplos, para desencanto da sociedade, continuam se multiplicando. Uma simples clicada nos portais de transparência de algumas instituições políticas é suficiente para verificar como muitos dirigentes aproveitam a euforia da população com as festas natalinas para agradar seus pupilos com o pagamento de benesses, indiferentes ao princípio da transparência no trato da coisa pública, como manda a Constituição Federal. Lula acertou no discurso, mas errou feio ao aliar-se aos mesmos picaretas que ele tanto condenou.
(*) Por Valdemir Caldas
Noticias da Semana
* FIQUEI RICO, FIQUE? - Mega-Sena: veja o resultado deste sábado; prêmio é de R$ 117 milhões
* AMOR SEM FRONTEIRAS - Ex-atriz do 'Zorra' vai se casar com ex-chefão da CBF, 50 anos mais velho
* TRANSPORTE PARA AUTISTAS - Prefeitura de Porto Velho entrega primeiro ônibus inclusivo de Rondônia
* SOB O OLHAR DE DEUS - Papa Francisco tem piora em quadro de saúde, mostra novo boletim
* "SEREMOS GRANDES NOVAMENTE!" - “Mande um ‘oi’ para seu pai”, diz Trump a Eduardo Bolsonaro na Cpac
* QUADRILHA EXALTADA - Lula defende Dirceu, Delúbio e Vaccari em ato de 45 anos do PT
* NINHO DE ESCORPIÕES - Festa dos 45 anos do PT tem mais “sem anistia” que jingles
* 'GOLPE NÃO VAI PRA FRENTE' - Jair Bolsonaro concede entrevista exclusiva ao Pleno.News; assista