TECNOLOGIA - Uso de termovisores pela Energisa garante manutenção da rede elétrica com mais precisão e agilidade | Notícias Tudo Aqui!

TECNOLOGIA - Uso de termovisores pela Energisa garante manutenção da rede elétrica com mais precisão e agilidade

Compartilhe:

A Energisa Rondônia usa  tecnologia para aumentar a eficiência dos trabalhos de identificação de pontos da rede de energia que precisam de manutenção.

 

Um investimento da concessionária é o termovisor, que é um equipamento instalado em um automóvel para fazer a “aferição” da temperatura das estruturas. Dessa forma, se a temperatura estiver muito alta nos cabos e transformadores, é um sinal de que, em breve, os materiais precisarão ser substituídos.   “O calor pode danificar a rede elétrica e causar curtos-circuitos, vindo a comprometer o abastecimento de energia para o cliente”, comenta Carlos Alexandre Antas, gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Rondônia.

Atualmente, os aparelhos termovisores da Energisa atuam nas principais redes de média tensão nos 52 municípios de Rondônia. Em 2022 , cerca de 80 mil estruturas foram inspecionadas, e este ano já foram feitas quase 25 mil inspeções. “O equipamento consegue, através do mapeamento, detectar possíveis pontos de falha na rede. Essas inspeções são muito importantes porque conseguem realizar um trabalho preventivo. Nossas equipes conseguem realizar a manutenção antes mesmo do risco da falta de energia, minimizando o problema para o consumidor’’, acrescenta Carlos.

Entre as principais vantagens do uso do termovisor estão a precisão das informações, o alcance e a velocidade. “Graças ao aparelho, realizamos a inspeção de 1000 km de rede elétrica em 30 dias, o que levaria cerca de três meses para ser feito em uma fiscalização poste por poste, uma distância similar à de ida e volta entre as cidades de Porto Velho e Cacoal. Os pontos quentes sinalizados pelo equipamento permitem a reparação mesmo à distância”, declara o gerente.

Caso os locais mapeados precisem do desligamento programado da energia para realização da manutenção, os clientes são avisados com antecedência de 72 horas por meio do site www.energisa.com.br, propagandas em rádio e carro de som nas ruas do bairro. Essa é uma medida de segurança para os técnicos e a população durante a execução dos trabalhos.  “Dessa forma, o cliente pode se planejar para aquelas poucas horas que vai ficar sem energia, mas que, certamente, trará bons resultados nos meses seguintes”, conclui o gerente.

Energisa


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui