'FESTEJOU NA CELA DA PRISÃO' - Narges Mohammadi "explodiu de alegria" ao saber do Nobel da Paz
A ativista iraniana Narges Mohammadi, galardoada na sexta-feira com o Prémio Nobel da Paz, "explodiu de alegria" e "festejou" com as companheiras de prisão "na sua cela" no Irão, informou hoje a família em comunicado enviado à AFP.
"Narges soube que tinha sido galardoada com o Prémio Nobel da Paz no final da tarde de sexta-feira, através de mensagens transmitidas pela secção masculina, que tem acesso mais fácil aos telefones à sexta-feira", declarou a família.
No comunicado divulgado lê-se: "Narges e as suas companheiras de cela ficaram radiantes e festejaram esta vitória na sua cela".
O Prémio Nobel da Paz 2023 foi atribuído à ativista iraniana, em nome da "luta das mulheres no Irão contra a opressão", segundo anunciou o comité Nobel norueguês.
Segundo o comité, a escolha desta ativista, vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos e que está atualmente presa, deveu-se também "à sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade de todos".
"O lema adotado pelos manifestantes - "Mulher-Vida-Liberdade" - expressa adequadamente a dedicação e o trabalho de Narges Mohammadi", explicou a presidente do Comité Norueguês, Berit Reiss-Andersen, que anunciou o prémio em Oslo.
No total, adianta a fundação, o regime do Irão deteve esta ativista dos direitos humanos 13 vezes, condenou-a cinco vezes e sentenciou-a a um total de 31 anos de prisão e 154 chicotadas.
A ativista não vê há oito anos os filhos, que estão em Paris, e passou longos períodos em confinamento solitário.
(noticiasaominuto)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024