ISRAEL X HAMAS - Primeiro avião da FAB que vai resgatar brasileiros na zona de conflito já está na Itália
Aeronave KC-30 pode transportar até 230 passageiros. Itamaraty ainda trabalha na logística da operação e não divulgou passageiros e horário do primeiro resgate.
O primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a operação de resgate de brasileiros na zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas pousou em Roma, na Itália, na manhã desta segunda-feira (9).
Segundo a Aeronáutica, a aeronave modelo KC-30, com capacidade para até 230 passageiros, chegou à capital italiana às 7h48 no horário local (2h48, no horário de Brasília).
Até a última atualização desta reportagem, o governo ainda não tinha divulgado a lista de passageiros e o horário previsto de chegada do avião ao aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv.
O avião foi deslocado para a Europa para facilitar a logística de remoção dos brasileiros na área conflagrada. Até a noite de domingo (8), o Ministério das Relações Exteriores ainda tentava fechar o plano logístico para chegar a Israel e buscar os passageiros.
O Itamaraty também estuda a possibilidade de enviar missões de repatriação ao “outro lado” das hostilidades – os territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, por exemplo. O contingente de brasileiros nessas localidades é menor, mas o acesso pelo ar é também mais difícil.
Contatos para brasileiros
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação. A embaixada transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.
O site da embaixada é: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv
No sábado, o ministério também informou três contatos para brasileiros em situação de emergência – os três, com o aplicativo WhatsApp instalado:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610
Até este domingo, o Itamaraty tinha identificado um brasileiro ferido e três desaparecidos em Israel. Não há registro de brasileiros entre os mortos.
Operação anunciada no domingo
A nova etapa do conflito entre Israel e Palestina foi deflagrada na manhã de sábado (7) (veja detalhes abaixo), e o governo brasileiro se reuniu na manhã de domingo para debater as primeiras ações.
Segundo a Força Aérea Brasileira, seis aeronaves estão prontas para a missão:
dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros cada;
dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada;
dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros cada.
Será dada prioridade aos brasileiros que moram no Brasil e estavam em Israel a trabalho ou passeio. Além dessas operações, o governo também monitora a normalização dos voos no aeroporto de Tel Aviv, o que facilitaria a saída desses brasileiros em voos comerciais.
Fonte: g1
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024