LÍNGUA DE FOGO – Armadilhas, ambições e ausências no pleito eleitoral de Rondônia | Notícias Tudo Aqui!

LÍNGUA DE FOGO – Armadilhas, ambições e ausências no pleito eleitoral de Rondônia

Compartilhe:

 

Há menos de 90 dias para a realização das convenções partidárias definindo os candidatos a prefeitos, vice-prefeito e vereadores dos 52 municípios de Rondônia, é claro que a política está em clima de plena efervescência.

Por isso mesmo a principal pergunta de qualquer pessoa consultada ou convidada a participar do processo eleitoral de um partido, em qualquer cidade é: qual é a nominata de vereadores e possível candidato a prefeito que o partido tem? E qual é chance de sucesso?

Isso, porquê, qualquer que pense ser prefeito, sabe que precisará não só se eleger, como também eleger uma boa bancada de vereadores, para poder ter governabilidade. Principalmente agora, com as emendas impositivas, em que o parlamentar passa a ter de papel governar junto com o executivo. Se for aliado, melhor.

E aí que entra a influência dos deputados – estaduais e federais – e senadores, normalmente, presidentes regionais dos partidos. E, pelos seus prestígios eleitorais, se transformam em polo de atração para novos nomes interessados na carreira política partidária.

A participação destes políticos junto aos prefeitos e candidatos, é vital para a própria sobrevivência dos seus mandatos, que serão postos à prova dois anos depois. E nesta ocasião, quem mais tiver prefeitos e vereadores na base política, têm mais chance de continuar no poder.

Por isso, vemos o ex-governador Ivo Cassol, o ex-senador Acir Gurgacz e os três senadores jogando as cartas que o jogo exige. Sabem que em 2026, vereador vale ouro. Principalmente para quem pretende voltar a disputar o poder.

Mas alguns notórios políticos estão aparentemente quietos ou jogando nos bastidores. Entre estes, o ex-senador Valdir Raupp e a ex-deputada federal Marinha Raupp, assim como o ex-senador Expedito Junior e o seu filho, ex-deputado federal, todos ainda muito jovens para uma aposentadoria precoce.

Em Porto Velho ainda falta entrar em cena alguns protagonistas. Léo Moraes e o professor Vinícius são bons exemplos.

Enquanto isso, vemos o Garçon renascendo das cinzas onde começou sua trajetória política: Candeias do Jamari. Teve a humildade e a coragem de se candidatar a prefeito. E cresce as vozes que dizem que ele poderá ser vitorioso.

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Fonte: noticiastudoaqui.com                       


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui