LÍNGUA DE FOGO – Sombras nas eleições das mesas diretoras parlamentares
|
Os vícios começam na porta de entrada da atividade política: prefeitura e Câmaras de Vereadores. E, hoje, tomaram conta e corromperam todo o Poder Parlamentar no país.
Logo após as eleições para prefeito e vereadores, já se iniciam as tratativas para a eleição da Mesa Diretora das câmaras municipais de vereadores. Antes mesmo da diplomação, e da posse.
A proclamação dos eleitos, pela Corte Eleitoral, é o gatilho que deflagra todo o processo de longas e cuidadosas conversas sobre quem venha ser escolhido, pela maioria dos pares, para governar o Parlamento Municipal na legislatura do ano seguinte, no caso atual, o biênio 2025/2026.
Até ser constituído um grupo majoritário, muita água rola debaixo da ponte, com a participação ostensiva, ou em discreta desfaçatez, do prefeito eleito ou reeleito.
E nestas águas, nem tão serenas, passam filhotes, tambaquis e, também, piranhas, traíras e candirus.
Os que chegaram para se servirem do poder, se lambuzam nas ofertas nada republicanas, guardadas em segredo, extinguindo a transparência que passaram a campanha pregando.
Os idealistas, que chegaram para servir ao povo, são cercados de ofertas tentadoras, e de garantias de silêncio sepulcral, que nunca ninguém saberá da traição ao povo, caso aceite a tentação. Muitos caem e se perdem.
O prefeito, tendo eleito uma boa quantidade de vereadores ou não, quer, de alguma forma, garantir uma base de apoio no parlamento, para aprovar o que prometeu em favor da cidade e o que não prometeu, em desfavor do cidadão/eleitor/contribuinte.
Para obter esta margem de governabilidade, vale tudo. Cargos, assessorias, contratos, privilégios pessoais e patrimoniais e, claro, dinheiro, vindo de algum lugar, de alguma fonte, pública ou privada.
Claro que tudo isso rola na escuridão dos porões da política. Longe dos olhos e ouvidos da sociedade. Afinal, para o povo, e a lei, continuam aparecendo como pessoas íntegras e honestas. Inclusive, aqueles que empunham a Bíblia sobre a qual fazem juramento para não honrar.
Isto, é o que já está rolando, agora.
Nas assembleias legislativas estaduais estão ocorrendo idênticas tratativas para definir a composição e a presidência das mesas diretoras para o biênio 2025/2026.
Em Rondônia, isto já foi resolvido dois anos atrás, em eleição antecipada, conferindo a vitória ao deputado Alex Redano, para presidir a Casa a partir do próximo ano.
Mas ele enfrenta um problema: o STF considerou inconstitucional a eleição antecipada para a formação das Mesas Diretoras nos parlamentos do país.
Alguns estados já recuaram. Mas em Rondônia, o silêncio está encobrindo a conduta subversiva. Resta saber, até quando.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.
Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.
Veja agora, manifestações complementares sobre os fatos acima, em pequenos vídeos.
Fonte: noticiastudoaqui.com
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – STF: origem das piores notícias que atormentam o país
* PRECISA AMPLIAR PARA ESTUPRO - Câmara dos Deputados aprova castração química para pedófilos
* COMBATE AO GERONTOCÍDIO - Câmara aprova projeto que considera hediondo homicídio de idoso
* THE CHOSEN - Confira todas as novidades da série para 2025!
* SÓ 'ESPECIAIS' E 'COTISTAS' - TRT-14 abre novo processo seletivo para estágio de nível superior
* PEDIDO JUSTO E NECESSÁRIO - Deputado Delegado Lucas solicita implantação do Sine em Guajará-Mirim