OS PORTOS ESTÃO NO BARRO - Vazante aperta e transforma rio Solimões em bancos de areia | Notícias Tudo Aqui!

OS PORTOS ESTÃO NO BARRO - Vazante aperta e transforma rio Solimões em bancos de areia

Compartilhe:

Os portos flutuantes de grandes cidades da região agora estão no barro

 

O cenário do alto ao médio rio Solimões é caótico, e assusta. Bancos de areia vão tomando o lugar de um manancial de água barrenta de forma avassaladora. Os portos flutuantes de grandes cidades da região agora estão no barro.

Situação talvez mais preocupante, contudo, se verifica para os moradores e os peixes dos maiores lagos formados pelas águas do Solimões, como, por exemplo, o Mamirauá e o Amanã.

São lagos que desenvolvem programas de manejo coordenados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, como pirarucu e jacaré.

Imagens feitas por moradores falam por si só para expor o nível de calamidade a que estão submetidas as comunidades dependentes do Solimões e seus afluentes.

As áreas portuárias de municípios como Tefé, Coari, Alvarães, Tabatinga, Benjamin Constant, tomadas pelas praias de areia, barro e lama, retratam bem as dificuldades para o transporte de cargas e passageiros.

No caso de Tefé, por exemplo, os passageiros de barcos estão sendo deixados a quilômetros da cidade porque hoje só canoa consegue entrar no porto da cidade. O píer flutuante está em terra, mesma situação vivida em Tabatinga, Alvarães e outros.

Veja as imagens

Fotos: Ruth Martins/cedidas gentilmente ao BNC Amazonas


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui