CUIDARÁ DE 'ALGUNS' HUMANOS - Macaé toma posse: “Ministério dos Direitos Humanos está de pé”
Ministra criticou o capitalismo e a noção de que os direitos humanos defendem bandidos
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tomou posse do cargo em cerimônia no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (27). Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja, e de outras mulheres da Esplanada, ela disse que um dos seus desafios no posto é reverter a noção que a sociedade possui de que os direitos humanos consistem na defesa de bandidos.
– Infelizmente, na nossa sociedade brasileira, muita gente tem concepção que direitos humanos é uma coisa de quem defende bandido. A gente tem um desafio fundamental para construir a ação desses ministérios. A gente precisa entender a tensão entre afirmação e negação dos direitos humanos – disse ela.
Substituta do ex-ministro Silvio Almeida, que foi demitido por acusações de assédio sexual, Macaé evitou tocar no assunto, mas frisou seu compromisso em cuidar de mulheres e das famílias brasileiras. Ela também afirmou que o ministério segue de pé, apesar das recentes adversidades.
– Para quem diz que este ministério tem desafios demais, eu respondo com Guimarães Rosa: “Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais, a gente levanta, a gente sobe, a gente volta!”. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania está de pé! Está vivo! – assinalou.
Macaé também criticou o que chamou de “nova investida do capital” no cenário global, que de acordo com ela, aposta na “segregação social, racial e ambiental para legitimar a opressão e extermínio de milhões de pessoas comuns”.
– Tomo posse como ministra sem perder de vista que a minha maior credencial é ser uma pessoa absolutamente comum, mulher, preta, professora e assistente social – disse.
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e uma das mulheres que teriam sido vítimas de Silvio Almeida, estava na ocasião da posse e se emocionou ao cumprimentar a ministra, chegando a derramar lágrimas. Além de Anielle, também estiveram presentes as ministras Marina Silva (Meio Ambiente), Cida Gonçalves (Mulheres), Esther Dweck (Gestão) e Nísia Trindade (Saúde).
(pleno.news)
Noticias da Semana
* TORTURADO E ESPREMIDO ATÉ O 'BAGAÇO' - Moraes mantém benefícios de acordo de delação de Cid
* STF AMPARA BANDIDOS E CRIMINOSOS - STF manda soltar 15 membros de quadrilha de tráfico de drogas
* SANGUE NAS RUAS DA CIDADE - Motociclista é assassinado a tiros no meio da rua em ji-Paraná
* O MONSTRO DA FAMÍLIA - Homem suspeito de estuprar filha é preso em Machadinho d'Oeste, RO
* MELHORANDO A CONTA BANCÁRIA - Alero recebe proposta de novo PCCS para servidores do Judiciário
* NISSO PF DO STF USA 'CRIATIVIDADE' - General e outros militares são presos pela PF
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei