A HIPOCRISIA DO LULA - Itamaraty condena perseguição a opositores de Maduro na Venezuela
O governo brasileiro afirmou, neste sábado (11/1), que condena os recentes episódios de prisões, ameaças e perseguições a opositores políticos promovidos pelo regime do presidente da Venezuela, Nicólas Maduro.
Entenda a situação na Venezuela:
- O presidente Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira (10/1), após eleição em que seu regime se recusou a divulgar as atas de votação. Ele está no poder desde 2013, tendo assumido o posto depois da morte de Hugo Chávez, que estava no comando do país desde 1999.
- O Brasil não reconheceu oficialmente o resultado do pleito, mas mandou sua embaixadora na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira, para cerimônia de posse.
- Militares fecharam a fronteira da Venezuela com o Brasil no dia da cerimônia de posse de Maduro.
- Na véspera do evento, a líder da oposição, María Corina Machado, foi momentaneamente detida. Adversário de Maduro na eleição passada, Edmundo González prometeu voltar à Venezuela.
- Em meio à tensão, o governo Lula (PT) tenta se colocar como mediador do conflito. Por isso, enviou uma diplomata para a posse.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, condenou as denúncias de violações de direitos humanos a opositores do governo na Venezuela, que se intensificaram após o conturbado processo eleitoral realizado em julho de 2024.
“Embora reconheçamos os gestos de distensão pelo governo Maduro – como a liberação de 1.500 detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas –, o governo brasileiro deplora os recentes episódios de prisões, de ameaças e de perseguição a opositores políticos”, diz trecho do texto publicado pelo Itamaraty.
fonte metropoles
Noticias da Semana
* GOVERNO DESVALORIZA O REAL - Dólar sobe para R$ 6,10 após dados sobre emprego nos Estados Unidos
* OPINIÃO DE VALDEMIR CALDAS - Agora que todo mundo foi empossado é hora de mostrar serviço
* SEQUESTRADO E TORTURADO POR PELO STF - Carta aberta ao refém Daniel Silveira viralizar na web
* TURISMO INTERNACIONAL - Rondônia assume coordenação das Rotas Amazônicas Integradas em 2025