Delegacia Virtual quer registrar 330 casos por dia. 70% ainda é presencial | Notícias Tudo Aqui!

Delegacia Virtual quer registrar 330 casos por dia. 70% ainda é presencial

Compartilhe:

Delegado Rafael Brito

 

Já estão sendo registradas, via online, 50 ocorrências por dia em todo o estado, mas a meta é atingir 300, já que 70% das ocorrências presenciais poderiam ser virtuais.

A Delegacia Virtual, implantada pela Polícia Civil de Rondônia reduziu filas nas delegacias garantindo mais agilidade e reduzindo de 1.440 horas (60 dias) para 2 horas o tempo para impressão das ocorrências registradas na Delegacia Virtual.

A informação é do delegado Rafael Mota Brito, diretor de Projetos da Direção Geral da PC, que ajudou montar a nova modalidade de delegacia no estado, antes conhecida como Delegacia Interativa. A Polícia Civil é ligada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O trabalho é realizado em sistema de plantão, denominado ‘home office’, regulamentado pelo governo estadual, onde o servidor (policial) trabalha em sua própria residência. A meta é analisar pelo menos 40% dos registros para ser despachados pela autoridade policial na delegacia competente.

Antes havia uma demanda muito grande, com muito tempo de espera para registrar ocorrências simples como agravo, quando não há lesão corporal e o prejuízo da vítima é mínimo. Furtos ou roubos, perda de documentos e acidentes sem vítimas. Agora estes casos podem ser denunciados da própria residência, via online, por pessoas maiores de 18 anos. 

Outro dado positivo é que todas as ocorrências relativas a uma pessoa são linkadas, ou seja, ficam agrupadas pelo nome e sobrenome, facilitando o trabalho policial.

Quanto à veracidade da queixa à Delegacia Virtual, há um alerta sobre comunicação falsa de crime, que tem pena prevista no artigo 340 do Código Penal Brasileiro, onde a penalidade é de detenção de um a 6 seis meses ou multa.

 

 Fonte

Secom - Governo de Rondônia

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui