Moradores e gestores públicos abordaram temas como mobilidade, trânsito e transporte
![]() |
Terminou na última sexta-feira (19) a Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho (RO). Os moradores e gestores públicos abordaram temas como mobilidade, trânsito e transporte. Audiência ocorreu durante três dias de forma online devido à pandemia da Covid-19.
1º dia de audiência pública
O primeiro tema abordado foi sobre mobilidade. Em primeiro lugar foram discutidas propostas sobre a implantação e instalação de calçadas e áreas de circulação a pedestres. Além da promoção da acessibilidade e criação de ciclovias e ciclofaixas.
2º dia de audiência pública
Posteriormente, os temas abordados no segundo dia de audiência foi o planejamento e ordenação do solo urbano. A classificação e hierarquização do sistema viário. Além de discutirem formas de desestimular transporte individual motorizado.
3º dia de audiência pública
No último dia de audiência, as sugestões mais comuns foram relacionadas a sinalização semafórica, educação de trânsito e o sistema de controle de aplicação do Plano de Mobilidade.
“Tivemos uma participação popular bem relevante na audiência e os que estavam se manifestaram bem quanto ao plano com muitas interações”, disse a coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana, Rosana Matos.
Poro fim, o ciclo de audiências e as propostas serão inseridas no plano. A Prefeitura deve finalizar os documentos e posteriormente enviar à Câmara Municipal.
Lei Federal Nº 12.587/2012
A Lei Federal Nº 12.587/2012, trata da política nacional para o setor. De acordo com a lei, todo município brasileiro com mais de 20 mil habitantes devem aprovar o Plano de Mobilidade Urbana até abril de 2022.
