Pacientes com diabetes e hipertensão participam do programa e buscam qualidade de vida
![]() |
Os moradores do distrito de Nazaré, distante cerca de 150 quilômetros de Porto Velho, tiveram um dia de cuidado com a saúde, através do Programa HiperDia, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação foi executada neste mês de outubro.
Segundo Ângela Braga, gerente da Unidade de Saúde da Família Maria Nobre, localizada no distrito, a ação acontece como parte de uma rotina de atendimento é uma oportunidade para que os pacientes, que vivem com hipertensão e diabetes, possam cuidar da saúde e passar pelos atendimentos de rotina.
No local, geralmente são oferecidos os seguintes serviços:
• aferição de pressão;
• testes de glicemia;
• testes rápidos para HIV, hepatite B e C e sífilis;
• exame de oximetria; e
• distribuição de cadernetas do idoso.
Além disso, os pacientes também tiveram a oportunidade de participar de palestras para receber orientações relacionadas à rotina saudável, qualidade de vida, saber como utilizar as medicações e também dicas de como controlar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.
“Tem gente que nem sabia que tinha diabetes e descobriu através do programa, porque foi convidado para conhecer. Outros, que tinham diabetes, cortaram o açúcar e passaram a comer bastante arroz, o que está errado. Então essa ação é importante para que eles saibam seguir a vida de maneira correta”, destaca a gerente da unidade, Ângela Braga.
A comunidade também pôde desfrutar de um café da manhã, com bolos, frutas, cuscuz, sucos e brindes.
PROGRAMA
Lançado pelo Ministério da Saúde, o Programa HiperDia tem o objetivo de acompanhar os pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes.
Em Porto Velho, o programa é executado pela Semusa desde 2017. Segundo a coordenadora do Hiperdia, Soraya Dalboni, o objetivo é trabalhar na conscientização desses pacientes para que eles não procurem as Unidades de Saúde somente para trocar receita, mas também para que façam um acompanhamento de rotina.
![]() |
“A partir do momento que os pacientes participam do programa, eles são acompanhados pelas equipes das nossas unidades que orientam sobre o sedentarismo, a vida cotidiana deles, o uso da medicação, porque eles têm como melhorar a qualidade de vida através dos hábitos diários”, relata Soraya Dalboni.
Ainda segundo a coordenadora do programa, a partir do momento em que são diagnosticados com hipertensão ou diabetes, os pacientes já são convidados para participarem dos grupos de acompanhamento. Todas as unidades do município trabalham com o Programa HiperDia.
Os interessados no atendimento podem comparecer à unidade mais próxima de sua residência portando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovantes de residência, receita e laudo médico que ateste a condição de saúde.
Texto:João Muniz
Foto: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

