Entenda por que mesmo após o início das chuvas, nível do rio Madeira segue baixo



Nível do rio tem apresentado oscilações nos últimos 10 dias, de acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Na quarta-feira (1º), Madeira marcou 1,43 metro.

 

O período chuvoso já começou a se manifestar na região Norte do país, após uma prolongada e severa estiagem.

Continua após a publicidade.

No entanto, em Porto Velho, a situação do rio Madeira segue instável, isso porque o nível tem apresentado oscilações nos últimos 10 dias, de acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Conforme o SGB, o 'inverno amazônico' já está em curso, mas apresenta chuvas abaixo da média climatológica e essa movimentação de subida e descida do Madeira está dentro da normalidade para a época do ano.

Conforme as medições de cotas, o nível apresentou variações durante um período de seis dias e nesta quarta-feira (1º) marcou 1,43 metro. Em comparação com a semana passada, o nível diminuiu, mas em relação ao valor registrado na terça-feira (31), houve um aumento de 13 centímetros.

Continua após a publicidade.

O ponto mais elevado dos últimos 10 dias ocorreu em 23 de outubro, quando o rio atingiu a marca de 1,71 metro. Por outro lado, a menor cota registrada foi em 30 de outubro, quando o nível caiu para 1,30 metro.

Segundo o Serviço Geológico, essa variação torna evidente o processo de cheia, que ocorre quando há chuvas na cabeceira do rio, localizada na Bolívia. Com as chuvas no país vizinho, os níveis começam a oscilar na tendência de subida.

Continua após a publicidade.

A situação é esperada e deve persistir entre os primeiros dias do mês de novembro, isso porque o processo de enchente é mais lento em comparação com a fase de seca do rio, que encontra-se em seu curso final, de acordo com o SGB.

Segundo o órgão de meteorologia, a previsão indica que é provável que o nível do rio Madeira se mantenha em oscilação, com subidas consideradas normais para a época do ano.

(g1)



Noticias da Semana

Veja +