Homem morre dentro de casa ao ser atingido por raio em Porto Velho



Rondônia já registrou quase 3 milhões de raios em 2023

 

Um homem, de 34 anos, identificado como Altierli Schineider, morreu após ser atingido por um raio, no último sábado (16). O caso ocorreu em uma propriedade rural, localizada na linha 1, no distrito de Rio Pardo, em Porto Velho (RO).

Continua após a publicidade.

Conforme o Boletim de ocorrência, o homem estava dentro de casa quando foi atingido por uma descarga elétrica, causada por um raio.

Pessoas que estavam no local com a vítima, disseram que ouviram um forte barulho após um clarão. Em seguida, viram a vítima caída ao solo. O corpo do homem estava com vermelhidão no lado direito, supostamente causado pelo raio.

A PM (Polícia Militar) foi acionada logo em seguida e fez o registro da ocorrência.

Continua após a publicidade.

Rondônia já registrou quase 3 milhões de raios em 2023

Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Rondônia é o 4º estado da região Norte que mais registrou queda de raios em 2023. Conforme o levantamento, foram quase 3 milhões de raios registrados nos céus do estado.

A região fica atrás dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins, que juntos somam mais de 52 milhões de descargas elétricas na atmosfera este ano.

Continua após a publicidade.

Além disso, os raios atingem e matam mais indiretamente, por meio de correntes que vêm pelo chão ou por objetos próximos. As correntes elétricas sempre buscam o caminho com menor resistência.

Ou seja, estar embaixo ou próximo de uma árvore é um exemplo no qual muitas pessoas são atingidas indiretamente por uma descarga lateral, pois o corpo humano é um caminho menos resistente para chegar ao solo.

Há casos em que um raio pode atingir uma pessoa diretamente. Nesses casos, ele pode causar a morte imediata de uma pessoa se estiver, por exemplo, numa área descampada, sendo o ponto mais alto de baixo de uma forte tempestade.

(Redação - Portal SGC)



Noticias da Semana

Veja +