Por conta do El Niño, verão deve ser de temperaturas elevadas, mesmo durante o 'inverno amazônico'. Estação começa exatamente às 00h27 de sexta-feira (22) e se estende até 20 de março, às 00h06.
![]() |
O verão, estação mais quente do ano, mas que comumente é chamada de 'inverno amazônico' em Rondônia, deve ser diferente em 2024, já que o El Niño continua influenciando o clima no país.
Especialistas ouvidos pelo g1 alertam que as temperaturas devem ficar acima da média em Rondônia e as chuvas, que costumam ser mais intensas nessa época do ano, devem ficar abaixo da média.
O verão começa exatamente às 00h27 de sexta-feira (22) e se estende até 20 de março, às 00h06.
'Inverno Amazônico' menos chuvoso
O 'Inverno Amazônico', caracterizado pelo aumento das chuvas e do declínio de temperatura no estado, acontece durante o verão e segundo especialistas, deve ter chuvas abaixo da média (veja o mapa abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/k/Z/NdBnH4RvO7tc8tSxOFww/1412-chuva2.jpg)
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a estação chuvosa já começou, mas segue acompanhada de "precipitações em níveis inferiores à média climatológica esperada para a época do ano".
Segundo o Climatempo, as chuvas devem aumentar gradualmente até março, mas seguem abaixo da média em boa parte da região. O nível dos rios vai continuar subindo, mas em ritmo mais lento e com valores mais baixos do que o esperado para o período.
Fim de ano chuvoso
Para o fim de 2023, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) indica que áreas de instabilidades ganham força e isso trará pancadas de chuva com trovoadas isoladas em quase todo o estado.
O céu irá variar de parcialmente nublado a nublado em todo o estado. Em Porto Velho, a previsão é de que o céu fique nublado e que haja pancadas de chuvas na sexta-feira (22) e no sábado (23).
(G1)
