
Dois homens foram condenados pela Justiça de Rondônia por envolvimento em uma quadrilha que traficava drogas, lavava dinheiro e mantinha armas ilegalmente. Segundo as investigações, o grupo usava empresas de fachada em São Paulo e Manaus para disfarçar os lucros, comprando imóveis e veículos de luxo.
Um dos réus é apontado como líder da quadrilha Ele foi condenado a 31 anos e 2 meses de prisão em regime fechado e também deverá pagar multa superior a R$ 87 mil.
O segundo réu recebeu pena de 3 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro. Como a sentença é inferior a 4 anos, ele cumprirá medidas alternativas. A multa aplicada foi de R$ 550.
A investigação teve início em 2021, após a Polícia Rodoviária Federal apreender 400 quilos de cocaína em um caminhão na BR-364. A análise do celular do motorista revelou uma quadrilha estruturada, comandada por um dos réus.
O processo envolvia 20 acusados, mas foi desmembrado porque alguns não foram localizados. A decisão mais recente julgou os dois últimos réus. O caso segue para o Tribunal de Justiça de Rondônia, que poderá avaliar recursos das defesas ou do Ministério Público.
Em julgamento anterior, 11 pessoas foram condenadas por participação no esquema, com penas que variam de 4 anos e 10 meses a 24 anos e 6 meses de prisão. Outras 8 foram absolvidas por falta de provas.
FONTE G1RO