O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou nesta quinta-feira (17/4) que não está com pressa para fechar acordos com outros países em torno das tarifas comerciais impostas pela Casa Branca a uma série de produtos importados de mais de uma centena de nações.
As declarações de Trump foram dadas após um almoço com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Washington (EUA).
“Haverá um acordo comercial. Espero firmemente por isso, mas será um acordo justo”, disse Trump quando questionado por jornalistas sobre o andamento das negociações com a União Europeia (UE).
“Não temos pressa. Vamos ter pouquíssimos problemas para chegar a um acordo com a Europa ou com qualquer outro”, garantiu o presidente dos EUA.
Na véspera, representantes do governo do Japão não tiveram êxito em suas tratativas com as autoridades norte-americanas sobre o tarifaço. Segundo Trump, “muitas conversas de alto nível” estão acontecendo com diversos países.
“Estamos nos movendo bem. Praticamente todos querem negociar”, afirmou.
Anunciada na semana passada, a decisão de Trump de suspender por 90 dias as tarifas mais altas impostas à UE e outros parceiros comerciais foi bem recebida pelos europeus e fez com que vários países intensificassem as negociações com os EUA.
Inicialmente, a UE foi alvo de tarifas recíprocas de 20% dos EUA. Elas foram reduzidas para 10%, mas subirão novamente caso não haja um acordo com o bloco.
(69)3901-3176
(69) 3901-3167
(69) 3214-4647
(69) 3224-6380
(69)3901-3176