Chitrakar chegou a ser levada ao hospital em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos; Outros líderes, incluindo ministros e ex-primeiros-ministros, ficaram feridos
A esposa do ex-primeiro ministro do Nepal, Jhalanath Khanal, Rajyalaxmi Chitrakar, morreu nesta terça-feira (9) após sofrer queimaduras quando a sua casa foi incendiada por manifestantes, segundo informações da News 18, afiliada da CNN na Índia.
Chitrakar chegou a ser levada ao hospital em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos. Outros líderes, incluindo ministros e ex-primeiros-ministros, ficaram feridos durante o protesto.
A ação, liderados por jovens nepaleses, faz parte de uma onda de protestos violentos que atinge o país pelo segundo dia consecutivo.
Na segunda-feira (8), cerca de 19 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas no primeiro dia de protestos.
O primeiro-ministro do Nepal, KP Sharma Oli, foi forçado a renunciar por manifestantes furiosos que desafiaram o toque de recolher e entraram em confronto com a polícia.
A indignação foi provocada por uma proibição de mídia social, que o governo de Oli suspendeu depois que a polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra manifestantes que tentavam invadir o parlamento.
O protesto é a pior em décadas no pobre país do Himalaia, que fica entre a Índia e a China e enfrenta instabilidade política e econômica desde que protestos levaram à abolição de sua monarquia em 2008.
Os jovens nepaleses estão frustrados há anos com a falta de empregos, e milhões foram trabalhar no Oriente Médio, Coreia do Sul e Malásia, principalmente em canteiros de obras, de onde enviam dinheiro para casa.
(CNN Brasil)