
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos, ela viu a vida mudar após o filho sofrer um afogamento, ter uma parada cardíaca e ficar com sequelas neurológicas. Desde então, cada estímulo fora do ambiente hospitalar passou a ter um significado ainda maior.
Foi com esse cuidado que, na noite desta terça-feira (16), o Parque da Cidade recebeu crianças do Hospital Infantil Cosme e Damião em uma ação especial. Seis crianças participaram da atividade, todas acompanhadas por equipes de saúde durante todo o percurso. Cada detalhe foi pensado com responsabilidade, sempre respeitando os limites e a segurança de cada paciente, com liberação médica no local.
Para a médica pediatra e diretora técnica do Hospital Cosme e Damião, Sabrina Ruzzene, momentos como esse fazem diferença no tratamento. “É extremamente importante sair um pouquinho do ambiente hospitalar, ver as luzes, vivenciar essa normalidade que, às vezes, a gente esquece. Ver a carinha de felicidade das crianças e das famílias mostra o quanto isso faz bem pra eles”.
“A gente preparou um momento todo especial para que elas se sintam acolhidas e amadas. Elas vêm acompanhadas de enfermeiros, com toda a estrutura necessária. Vão fazer um tour pelo parque, conhecer a iluminação, a árvore de Natal de pix led, passar pela casa do Papai Noel e outras atrações. O Natal traz esse espírito de acolhimento, e é isso que queremos proporcionar para elas”.
“Eu achei muito interessante, gostei muito. Depois de tanto tempo dentro do hospital, ver as luzes, essa mágica do Natal, é importante. Eles se sentem mais amados, sentem a diferença. É muito importante”.
A programação continua
Na próxima quinta-feira (18), cerca de 50 crianças hospitalizadas devem visitar o Parque da Cidade, participar de um tour pela decoração natalina e acompanhar o show temático de Frozen, ampliando ainda mais esse momento de alegria fora do ambiente hospitalar.
Texto: Jhon Silva
Fotos: Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)