Acre recebe 15 toneladas em doações da Cruz Vermelha Brasileira



 

O Tribunal de Justiça do Acre é o responsável em coordenar toda a operação de recebimento, armazenamento, separação e distribuição da doação. Para isso, foi montada uma grande força tarefa, com o apoio do Exército Brasileiro, por meio do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS).

A carga chegou na tarde de ontem em Rio Branco, e na manhã desta quinta-feira, 11, a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, fez o recebimento oficial junto ao capitão do Exército, Torres de Melo, e a procuradora-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Katia Rejane.

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

“Esse é um momento que exige a união de todos. O Poder Judiciário está empenhando, por meio de seus servidores e magistrados, a colaborar no que for possível para ajudar todos que foram impactados com a crise que assola o estado. Agradecemos muito a todo o trabalho e parceria da Cruz Vermelha Brasileira, e a todas as pessoas e empresas que estão ajudando o povo do Acre”, disse a desembargadora Waldirene Cordeiro.

A primeira remessa de doações contém equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos, material de limpeza e de higiene pessoal, repelentes e itens de desinfecção, que serão destinados aos municípios atingidos pelas cheias dos rios.

O coordenador de Gestão de Riscos e Desastres, Leonardo Ali, frisou que a missão da Cruz Vermelha Brasileira é levar ajuda humanitária e atuar em apoio aos poderes públicos. “Esperamos que essa ajuda, possamos minimizar e atenuar o sofrimento da população acreana”, disse.

A procuradora-geral, Katia Rejane, ressaltou que “o MPAC fica extremamente grato por mais essa contribuição que a campanha SOS Acre recebe, agora vindo da Cruz Vermelha, que é referência em socorro voluntário no Brasil. Essa iniciativa vai ajudar milhares de pessoas que precisam de auxílio nesse momento e em nome do MPAC eu gradeço imensamente à instituição e ao Tribunal de Justiça, que tem sido um aliado muito importante da nossa campanha”, disse a PGJ.

Distribuição

A entrega das doações será feita de acordo com dados coletados, por meio da Associação dos Municípios do Acre (Amac) junto a Defesa Civil de cada lugar, e informações também da equipe do Governo do Estado, que atua em outras ações, por meio da Defesa Civil do Estado e Secretaria de Assistência Social dos Direitos Humanos e Política para as Mulheres (SEASDHM), para que não haja sobreposição de ações.

Essa primeira remessa transportada pela Força Aérea Brasileira, foi solicitada pelo TJAC e Cruz Vermelha, com a intermediação feita pela senadora Mailza Gomes, e os deputados Federais, Perpétua Almeia e Alan Rick.

A campanha

A ação faz parte da campanha SOS Acre, realizada pelo Ministério Público do Acre, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre.

Enquanto o TJAC fica à frente de toda a logística dessa e outras doações que estão previstas chegar em Rio Branco, a Associação do MPAC, a Ampac, tem feito o gerenciamento dos recursos financeiros das doações em conta bancária.

As doações financeiras são utilizadas para a aquisição de alimentos, material de limpeza e de higiene pessoal, colchões e outros itens, que são entregues nos municípios por promotores e juízes que atuam em cada cidade, com apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Como ajudar

A campanha para doações em produtos/bens, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Acre, continua. Para fazer sua doação basta entrar em contato pelo telefone DDD (68) 99603-5568.

A doação por meio de transferência bancária, pode ser feita pela conta abaixo:

Agência: 2359-0

Conta Corrente: 14.300-6

PIX: 63.598.899/0001-40 (número do CNPJ)

Assessoria



Noticias da Semana

Veja +