CPI do Crime Organizado vota convocação de Toffoli e Moraes



A CPI do Crime Organizado do Senado se reúne na quarta-feira (25), após o Carnaval, para votar requerimentos relacionados ao Banco Master. Entre os pedidos estão a convocação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e convites ao ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes.

A pauta inclui ainda convocações de sócios e ex-dirigentes da instituição, pedidos de quebra de sigilos e o depoimento do ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.

Continua após a publicidade.

O pedido de convocação de Toffoli foi apresentado pelo relator Alessandro Vieira (MDB) e pelos senadores Magno Malta (PL), Carlos Portinho (PL) e Eduardo Girão (Novo). Eles querem esclarecimentos sobre a informação de que o ministro integra sociedade em empresa que vendeu participação no Tayayá Resort, no Paraná, a fundos ligados ao Banco Master.

A reportagem publicada pelo portal Metrópoles, em 21 de janeiro de 2026, aponta a possível exploração de jogos de azar em resort localizado no estado do Paraná, inclusive com a realização de jogos de cartas com apostas em dinheiro e a atuação de dealers, práticas que não se encontram autorizadas pelo ordenamento jurídico brasileiro”, afirma Magno Malta (PL).

Relatório da Polícia Federal também menciona citações a Toffoli em conversas entre o controlador do banco, Daniel Vorcaro, e Fabiano Zettel, relacionadas ao resort.

Continua após a publicidade.

Toffoli deixou, nesta quinta-feira (12), a relatoria de inquérito no STF sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

A CPI também pode votar a convocação de Paulo Humberto Barbosa e de Mario Umberto Degani, fundador do resort e primo do ministro, respectivamente. “A oitiva dos atuais e anteriores proprietários e administradores do Resort Tayayá mostra-se necessária para esclarecer o período de início das atividades noticiadas”, afirma Magno Malta (PL).

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +