Valdecir Tose, presidente do Basa, disse aos deputados em reunião na Assembleia Legislativa, que os benefícios da aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), ajudou no crescimento de R$ 80 bilhões no PIB do Norte do Brasil.
Ele informou também que Rondônia superou em 25% a meta de aplicação do FNO em 2018. E que o Plano de Investimento para 2019 já está pronto conforme as diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Regional.
O FNO é instrumento do governo federal para fomentar e financiar atividades econômicas e o desenvolvimento pautado em bases sustentáveis na Região Norte e o Basa é o seu gestor.
O banqueiro aproveitou para sugerir alterações na Lei Estadual que obriga a instalação de dispositivos de segurança nas agências bancárias e postos de serviços nos municípios de Rondônia.
Segundo Tose, algumas instituições bancárias desistiram de instalar agências em Rondônia em função do alto grau de exigência da lei vigente que obriga a contrair altos custos na sua execução.

O presidente do Parlamento, Laerte Gomes, reconheceu o impacto positivo da presença de agência nos municípios e ajustou com os deputados presentes a realização de audiência entre as comissões da Casa, o Basa e a Sedam para analisar a desburocratização da Lei e das licenças ambientais para a realização de investimentos junto aos setores produtivos do estado.
- A Assembleia Legislativa e os seus deputados são parceiros para destravar leis que atrasam o desenvolvimento de Rondônia, disse Laerte.
Participaram da reunião os deputados Chiquinho da Emater, Ismael Crispim, Dr. Neidson, Jean Oliveira, Cassia das Muletas, Marcelo Cruz, Jair Monte, Ezequiel Neiva, Anderson Pereira, Eyder Brasil e Alex Redano.
Fonte: Noticiastudoaqui.com