Em discurso de abertura, Hugo Motta defende independência e equilíbrio entre Poderes



O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu, nesta segunda-feira (3/2), a harmonia e a independência entre os Três Poderes, durante a sessão de abertura do ano legislativo. No primeiro discurso oficial no cargo, Motta destacou a importância do diálogo e do respeito às atribuições constitucionais de cada instituição.

“O trabalho conjunto dos Três Poderes está no cerne do regime político do país”, afirmou o deputado, ressaltando que a colaboração entre Executivo, Legislativo e Judiciário deve sempre ser pautada pelo interesse público. A declaração veio após representantes dos outros dois Poderes entregarem ao Congresso uma mensagem institucional reafirmando compromissos mútuos.

Continua após a publicidade.

 

Eleito com 444 votos no último sábado (1º), Hugo Motta sucede Arthur Lira (PP-AL) e chega à presidência da Casa com o desafio de manter um ambiente de equilíbrio entre as diferentes forças políticas. Apoiado por uma ampla coalizão que vai da esquerda à extrema-direita, ele afirmou que buscará conciliar interesses divergentes para garantir avanços legislativos.

“Estamos iniciando o ano com a convicção de que o Brasil está no caminho certo. Avançamos muito na direção da estabilidade jurídica e econômica, indispensável ao crescimento sustentável do país”, declarou.

Motta destacou ainda que o Congresso deve atuar para garantir melhorias em áreas fundamentais como economia, segurança, saúde, trabalho e educação. Para isso, pretende articular pautas prioritárias no Colégio de Líderes da Câmara, instância responsável por definir os temas que serão debatidos e votados pelos deputados.

Continua após a publicidade.

Desafios no Legislativo

O novo presidente também frisou a necessidade de uma relação produtiva com o Senado, enfatizando que as duas Casas Legislativas devem atuar em conjunto para “buscar o melhor para o país”. A harmonia entre as instituições, segundo ele, passa pelo respeito às competências de cada Poder e pela manutenção de um ambiente político estável.

Com um mandato que se inicia em meio a desafios econômicos e sociais, Hugo Motta aposta na “temperança, equilíbrio, sobriedade e diálogo” como princípios para a gestão. “Esses são os instrumentos que nos farão navegar com segurança as rotas do processo legislativo e entregar o que merece o povo brasileiro”, afirmou.

Continua após a publicidade.

Agora, com o Legislativo oficialmente em atividade para 2025, os olhos se voltam para as primeiras ações do novo presidente da Câmara e os desdobramentos de promessa de equilíbrio e articulação no Parlamento.

 

fonte correiobraziliense



Noticias da Semana

Veja +