
Expressões “somos todos Bolsonaro” e “crimes de Bolsonaro” entraram no Trending Topics Brasil do "X" no Brasil das últimas 24 horas.
Levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que às 9h da manhã desta quarta-feira (10), quando a sessão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal estava prestes a ser retomada, o julgamento foi referenciado em diversos termos em alta na rede social, tanto com apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, quanto de crítica.
A expressão "SOMOS TODOS BOLSONARO" aparece na 3ª posição dos Trending Topics Brasil das últimas 24h, com cerca de 2,4 milhões de menções.
Em contraponto, "CRIMES DE BOLSONARO", utilizada por críticos ao ex-presidente e apoiadores dos ministros do STF e do governo atual, figura na 5ª colocação, com 516 mil menções.
Enquanto votava no período da manhã desta quarta-feira, o nome do ministro Luiz Fux teve pelo menos 22 mil menções no "X" e ranqueou entre as primeiras colocações na rede social no ranking brasileiro.
Os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes também são buscados: Dino está na 7ª (983 mil) e o relator Moraes na 8ª (1,7 milhão).
A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis, além do número de citações ao termo, como o fator novidade — o quão recente é o tópico.
Uma análise amostral de 307 mil publicações em português feita pela Nexus sobre o julgamento entre ontem (9) e hoje (10) por 72 mil usuários únicos, indica que o pico de debates foi registrado às 18h da terça, quando a sessão já tinha terminado após o voto do ministro Flávio Dino.
"Fraude processual", em referência às críticas de Flávio Bolsonaro a Alexandre de Moraes, "Constituição", "Urgente", "voto de Moraes", "tentativa de golpe de Estado", "liberdade de expressão" figuram entre as expressões mais relevantes da nuvem de termos no "X".
Os senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) foram os responsáveis pelos posts mais compartilhados
Google Trends
No Google Trends, a expressão "Bolsonaro foi condenado" aparece na 7ª posição da lista de buscas no Brasil nas últimas 24 horas, com mais de 100 mil pesquisas. O pico de procura ocorreu na madrugada, às 3h40 de hoje (10).
Associada a esta busca, estão: "Luiz Fux", "Flavio Dino", "ministros julgamento Bolsonaro", "quantos votos precisa para condenar Bolsonaro", "TV Justiça ao vivo", "condenação Bolsonaro" e "Moraes", entre outras pesquisas.