Astrônomos divulgam primeira imagem de planeta 'recém-nascido'
Você já se perguntou como seria o momento do 'nascimento' de um planeta? Pois uma equipe de astrônomos usou a estrutura de telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) para produzir uma das imagens mais interessantes jamais feitas de um novo planeta ao iniciar sua existência.
Na imagem, divulgada pela ESO nesta segunda-feira (2), o novo astro aparece navegando no disco de gás e poeira criado pela estrela à qual ele passará a orbitar, noticia o UOL.
Pouco glamuroso, o novo planeta foi batizado de PDS 70b, em função da estrela à qual ele orbitará, a PDS 70. Esta, por sua vez, é uma jovem estrela anã: ou seja, ela gera energia pela fusão de prótons presentes no núcleo de átomos de hidrogênio. O mesmo ocorre com o nosso Sol, que também é considerado uma estrela anã.
O time de astrônomos trabalhou sob a coordenação de um grupo do Instituto Max Planck, em Heidelberg (Alemanha).
A imagem do PDS 70b foi capturada por um telescópio do ESO chamado Sphere, cuja especialidade é tirar fotos de exoplanetas - isto é, de planetas fora do nosso sistema solar. O novo astro está a cerca de 3 bilhões de km de distância de sua estrela. Isso significa que distância equivalente à que existe entre Urano e o nosso Sol.
Ao analisar o brilho emanado pelo planeta em vários comprimentos de onda diferentes, os investigadores também puderam concluir que o PDS 70b é do tipo gigante gasoso - e é algumas vezes maior que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. A temperatura na superfície do PDS 70b é de cerca de 1.000 graus centígrados, mais quente que qualquer planeta na órbita do nosso Sol.
A pesquisa em torno do novo exoplaneta é apresentada em dois artigos científicos, que serão publicados em um periódico especializado em astronomia.
A PDS 70 faz parte da constelação de Centauro.
"Os resultados da equipe liderada por Miriam Keppler, que liderou o time responsável pela descoberta do planeta, abrem uma janela para o complexo e ainda pouco compreendido processo de formação de planetas, e sobre os primeiros estágios dessa formação", afirma o astrônomo André Müller, líder de uma segunda equipe que também investigará o jovem planeta.
Conhecendo a atmosfera e as propriedades físicas do astro, cientistas poderão testar modelos teóricos que explicam a formação dos novos mundos.
Fonte:Noticias ao minuto
Noticias da Semana
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno
* BOCA DA JANELINHA - Traficante é preso em boca de fumo durante operação policial na zona Sul
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias