Fechando com chave de ouro

Mauricio Carvalho caminha para fechar sua administração à frente da presidência da Câmara Municipal de Porto Velho – cargo que assumiu em janeiro de 2017 – com chave de ouro. Nesse período, tem mantido uma relação amistosa com seus colegas de parlamento e o chefe do executivo municipal, além de ter conquistado o respeito e a admiração de servidores da Casa, que veem nele mais que um presidente, um amigo. Não é nenhum exagero dizer que Mauricio vai entrar para a história como um dos melhores presidentes que a Casa já teve nos últimos trinta anos.
Em menos de vinte e um meses, Maurício conseguiu o que para muita gente parecia tarefa impossível, começando pela abertura do processo para a realização do concurso público – uma antiga reivindicação do Ministério Público de Rondônia, como instrumento para reduzir o excesso de cargos comissionados -, que se vinha arrastando desde 2012, implantou o Programa de Aposentadoria Incentivada – PAI, que contemplou vinte e cinco servidores com benefícios os mais variados, reajustou salários, atualizou níveis e faixas salariais e, de quebra, ainda pagou o retroativo para algumas categorias.
Quer mais? No final do ano passado, ele pagou um abono natalino no valor de mil reais para efetivos e comissionados. O contracheque do mês de setembro veio com um acréscimo de dez por cento sobre o vencimento básico, referente à mudança de nível para todos os efetivos, beneficio esse assegurado no Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos. A Comissão de Avaliação já está com quase tudo pronto para a mudança de faixa de alguns funcionários. E ele já deixou que, se é direito do servidor, tem mais é que pagar. Paralelo a isso, Maurício conseguiu emplacar projetos importantes, que se tornaram leis, como a que isenta do pagamento do IPTU o ex-soldado da borracha ou suas viúvas, o ferroviário aposentado da Estrada de Ferro Madeira Mamoré ou suas viúvas, e o contribuinte com mais de sessenta anos, aposentado ou pensionista, com renda mensal de até dois salários mínimos, proprietário de um único imóvel.
Recentemente, Mauricio deu sinal verde à sua assessoria para resolver toda e qualquer pendência relacionada aos servidores, já que é sua intenção entregar a máquina ao seu sucessor funcionando perfeitamente, sem nenhum problema. Quem imaginava que a presidência da Câmara Municipal seria apenas um sonho de consumo, um objeto de desejo para Mauricio, o qual, uma vez conquistado, ele logo se cansaria e o deixaria num canto qualquer, errou.
O jovem presidente mostrou que idade não é sinônimo de competência, principalmente quando se tem uma boa equipe de colaboradores. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, deveria inspirar-se no exemplo de Mauricio, sobretudo no que se refere à valorização dos servidores públicos e à operacionalização da máquina oficial.
Noticias da Semana
* VIDAS DESTRUÍDAS - Mãe aos 13 anos é morta grávida pelo ex: a trágica história de Géssica
* GRANDEZA PELA NAÇÃO - Zelensky afirma que renunciaria à presidência pela “paz” na Ucrânia
* BANDIDOS DERAM BOBEIRA - Flagrados com drogas oferecem R$ 10 mil a policiais militares
* DOMINGO DE FISCALIZAÇÃO - TCE-RO detecta melhorias e aponta falhas em UPAs de Porto Velho
* FIQUEI RICO, FIQUE? - Mega-Sena: veja o resultado deste sábado; prêmio é de R$ 117 milhões
* AMOR SEM FRONTEIRAS - Ex-atriz do 'Zorra' vai se casar com ex-chefão da CBF, 50 anos mais velho
* TRANSPORTE PARA AUTISTAS - Prefeitura de Porto Velho entrega primeiro ônibus inclusivo de Rondônia