![]() |
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, voltou a falar com exclusividade ao portal noticiastudoaqui.com, para contar à sociedade rondoniense, os desafios enfrentados e as realizações do seu governo. O que fez e o que está fazendo.
A entrevista completa é composta de duas partes. Nesta primeira, ele fala sobre política de pessoal, economia e combate à corrupção, e faz paralelo entre as estradas do município e do estado.
Mas o forte dessa primeira parte, é a exposição detalhada que faz da luta para resolver o problema do transporte escolar terrestre, em um município maior que estados brasileiros e até países. Um desafio que passou por todos os prefeitos sem uma solução definitiva. Veja o que ele diz:
Transporte Escolar
- Enfrentei uma máfia que queria deixar o prefeito de joelhos.
- Transporte escolar é problema no país inteiro. Tem problema em estados como a Bahia, onde está quase todo parado, e até na Capital da República, Brasília. Estou seguindo outro caminho.
- Optamos pela compra de 146 ônibus escolares zero quilômetro. Estamos pagando R$ 36 milhões à vista, com recurso próprio.
- Serei o primeiro a receber os ônibus. Está empenhado. Sou o primeiro da fila.
- O transporte escolar é de responsabilidade concorrente: pode ser feito pelo município ou pelo o estado. Ou pelos dois.
Estradas
- O município de Porto Velho é maior que Sergipe, maior que a Bélgica!
- Eu tenho 7 mil quilômetros de estradas para cuidar, com orçamento de município. O governo do estado tem cerca de 10 mil quilômetros, com orçamento de governo de estado. Veja quanta diferença!
Política de pessoal
- Demos aumento real de 5% aos servidores. Isso, por que a prefeitura agora, tem solvência.
- Tem estados e muitos municípios que tem como pagar nem os salários
- Graças à economia com o trabalho de corte de gastos e combate à corrupção, temos conseguido atender aos nossos servidores.
- Somos solventes. Temos crédito.
Veja a 1ª parte da entrevista exclusiva ao noticiastudoaqui.com
Fonte: noticiastudoaqui.com