PREVENÇÃO ÀS ALAGAÇÕES - Prefeitura intensifica limpeza do sistema de drenagem e pede apoio da população para evitar alagamentos

Publicidade

Descarte incorreto do lixo entope os canais e bueiros, e gera transtornos para os moradores

Equipes da Seinfra realizam a limpeza entre outras ações, mas é preciso que toda a população colabore

Equipes da Seinfra realizam a limpeza entre outras ações, mas é preciso que toda a população colaborePreparar a cidade para a chegada das chuvas intensas com objetivo de minimizar os alagamentos e os transtornos à população. É o que a Prefeitura de Porto Velho vem fazendo desde o início da atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Para tanto, equipes realizam limpeza de canais, galerias e desobstrução de bueiros, entre outras ações, mas é preciso que todos colaborem.

“A água segue o seu curso natural e a nossa responsabilidade é assegurar que esse fluxo não seja obstruído. Isso envolve a manutenção e limpeza constante dos canais e sistemas de drenagem como um todo”, informou o secretário Thiago Cantanhede.

Ele disse que não basta apenas o trabalho da Prefeitura para garantir uma cidade com melhor qualidade de vida para as pessoas. “A colaboração de todos os moradores é crucial. Quando cada um cumpre seu papel, o ambiente permanece limpo e livre de detritos, previne inundações e promove uma cidade mais segura e saudável para todos”, completou o titular da Seimfra.

Publicidade

Thiago Cantanhede solicita que as pessoas joguem o lixo na lixeira e não façam o descarte incorreto

Thiago Cantanhede solicita que as pessoas joguem o lixo na lixeira e não façam o descarte incorretoO secretário solicita que as pessoas joguem o lixo na lixeira e não façam o descarte incorreto em terrenos baldios, igarapés ou mesmo na margem das vias públicas, para que não sejam arrastados pelas enxurradas no período chuvoso.

Publicidade

“Isso evita os alagamentos, pois mesmo com a drenagem desobstruída, como estamos fazendo, o lixo levado pela chuva pode novamente entupir o sistema e bloquear o escoamento das águas pluviais nos igarapés, fazendo com que transbordem e alaguem ruas e casas”, alertou Thiago Cantanhede.

Ressalta ainda que os alagamentos também podem representar sérios riscos à saúde das pessoas, especialmente das crianças, já que muitas gostam de brincar na água da chuva que fica empoçada. “Precisamos do esforço de todos para evitar esses problemas”, finalizou o secretário.

Texto: Augusto Soares


Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +