APOIO AO PAPA | Notícias Tudo Aqui!

APOIO AO PAPA

Compartilhe:
ColunistaLúcio Albuquerque

A Rádio Caiari, creio que toda rede católica de rádio esteja fazendo o mesmo, está com uma campanha de apoio ao papa Francisco. Como católico, e não como “católico de IBGE” – aquele grupo que na hora do censo diz professar a religião mas, na prática, passa longe disso. Como professo, dou a mim o direito de fazer uma leitura crítica. Em princípio entendo não ser necessário fazer campanha de apoio ao papa. Aliás, eu nunca li ou ouvi campanhas de apoio a papas que, em meu entendimento, fizeram mais do que nosso sumo pontífice argentino já fez. Ainda ontem se comemorou o dia de são João XXIII, papa que mudou práticas e fez a Igreja se tornar muito mais próxima ao povo. Se há despesa com essa campanha de apoio ao papa será bom rever, porque a própria Igreja sempre está pedindo ajuda aos fiéis em benefício dos  mais necessitados, e o dinheiro, se é que vem acontecendo despesa com essa mídia, bem que pode ser mais bem aproveitado com o mais citado alvo das ações sociais da Igreja, até porque, por dever de obediência, não é preciso pedir a ninguém para apoiar o bispo de Roma e do Mundo. Deixar de gastar  com uma campanha sobre o óbvio, em meu entendimento, é ir de encontro à premissa “opção preferencial pelos pobres”,  porque eles precisam mais de apoio, e recursos, do que o papa.

O SÍNODO – “Assembleia periódica de bispos de todo o mundo que, presidida pelo papa, se reúne para tratar de assuntos ou problemas concernentes à Igreja universal”, é a definição dicionarística da palavra “sínodo”. Registei apenas para abrir o comentário porque,  com certeza, quem trata do assunto sabe o que seja. Pelo visto na discussão do Sínodo da Amazônia, com direcionamento do documento final à COP-25, a seguir no Chile, não haverá espaço para o contraditório.

E AS MULHERES - Um dos bons resultados do Vaticano II foi a celebração  eucarística ganhar um diferencial: o padre de frente para o público e a celebração (inclusive as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Manaus, quando eu era garoto)  deixarem de ser realizadas em latim, onde apenas se repetia o que o celebrante dizia, mas sem se saber o significado, e passou tudo a ser feito na língua local. Meio século depois, no entanto, um importante segmento do catolicismo, a Mulher, continua sem poder exercer a presidência de uma missa, ainda que tenham conhecimento e religiosidade suficiente. O sentimento que tenho, e que leio ou escuto, a respeito é que elas se sentem marginalizadas. Essa questão deve estar também, pelo menos é o que se espera de um encontro que está debatendo a falta de padres na Amazônia, no centro de algumas discussões do atual Sínodo. Eu sou favorável a que elas possam ir além de assessorar ou dirigir apenas um culto, que se dê ao religioso o direito de (não é dever; é direito de opção) constituir, ou não, uma família, de que padres casados, que tenham interesse em voltar ao ministério que possam fazê-lo. Claro, isso seria uma revolução na Igreja, mas representaria, para o Vaticano, uma oxigenação enorme. Da mesma forma que defendo a necessidade de que, num mundo onde faltam padres, os que estejam – como se diz na questão do funcionalismo público – “em desvio de função”, sejam redirecionados para suas atividades fins.

E NÃO ESQUEÇA - HOJE TEM ORQUESTRA

(E amanhã e depois também)

A Orquestra Villa Lobos de Porto Velho, com patrocínio da Sicoob e participação de um grupo de “sineiros” de uma orquestra do Rio de Janeiro, tem apresentação neste domingo, segunda e terça. Hoje, domingo, será no Teatro Guaporé (ao lado do Palácio das Artes), com ingressos distribuídos a partir das 18 horas no local e espetáculo começando às 19. Amanhã,  segunda serão duas audições, uma na escola Padre Moretti, 14 horas, para estudantes e professores e às 19 no  Teatro Guaporé, com ingressos a partir das 18 horas. Terça-feira, 8 da manhã a apresentação será no Hospital do Amor. Em todas apresentações não haverá cobrança de ingressos.

Inté outro dia, se Deus quiser! 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui