O SAMD (Domingada) | Notícias Tudo Aqui!

O SAMD (Domingada)

Compartilhe:
ColunistaConfucio Moura
  1. JAR – deu palestra aqui em Brasília, auditório cheio, servidores e convidados. Ele disse: “o mundo é dos feios. Porque os bonitos não precisam de nenhum esforço. Eles não têm graça. Enquanto, os feios, precisam ser artistas, com o tempo, a mulher acostuma com ele, esquece a feiura, e, passa a  amá-lo com profundo apego”.
  1. DONA JUVINHA – (educadora integral) – foi professora da minha mãe na década de 40, em Barreiras (BA). As duas já falecidas. Seus familiares acharam as fichas de matrícula dos seus alunos. Minha mãe estava lá. Eu fui avisado. Fiquei feliz. Ela a ensinou a bordar, dedilhar bandolim, ler e escrever corretamente e a cantar hinos evangélicos. Passava o dia bordando e cantando.
  1. HAGAHÚS ARAÚJO – JOÃO LEAL, JOÃO DE ABREU, PADRE JOÃO MAGALHÃES, OSVALDO PÓVOA,  MADRE ARANZAZU (e todas as freiras do Sagrado Coração de Jesus) – anos 50, 60, 70 –   grandes benfeitores, transformadores para o lado do bem, da educação de qualidade, do nosso sertão amado (Dianópolis – TO). Um legado inesquecível. Todos eles e outros mais, nos seus tempos, foram insurgentes, insurrectos, revolucionários a partir da sua localidade.
  1. ESCOLAS INTEGRAIS – parece que não falar é bem melhor do que falar, porque já deu tão certo este modelo. Ainda dá, mas termina não indo à frente. O que dá certo deveria continuar. Aqui não. Se deixar a coisa como está, talvez, talvez mesmo só daqui a 500 anos,  é que se concluirá de fato. E a educação integral estará em todas as escolas do país.

 

 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui