20% dos brasileiros torcem para o Flamengo, corintianos são 14%
![20% dos brasileiros torcem para o Flamengo, corintianos são 14%](https://noticiastudoaqui.com/tim.php?src=https://noticiastudoaqui.com/uploads/2019/09/2019S17rP155d815af3.jpg&w=850&h=380&zc=1&q=40&a=t)
São Paulo tem 8% é o terceiro, seguido do Palmeiras com 6%. Pesquisa do Datafolha aponta também que 22% dos brasileiros não torcem para ninguém
O Flamengo não é líder só do Campeonato Brasileiro. O time carioca é o clube do coração de 20% dos torcedores brasileiros, ou seja uma a cada cinco pessoas gostam do Rubro-negro. O Corinthians aparece na segunda colocação com 14% da preferência. Os números são de uma pesquisa anual divulgada pelo Datafolha divulgada nesta terça-feira (17).
Outro dado que chama atenção é a porcentagem de pessoas que não torcem para ninguém. 22% dos entrevistados afirmaram que não têm clube do coração.
Em comparação com o levantamento de 2018, os flamenguistas subiram dois pontos percentuais, número dentro da margem de erro. Os corintianos permaneceram com a mesma porcentagem.
O restante da lista é: São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%) completam a lista dos times que atingiram ao menos 1%.
A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de agosto e ouviu 2.878 pessoas, com mais de 16 anos, em 175 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde 2012, o time carioca não ficava na frente do paulista fora da margem de erro da pesquisa. Naquele ano, teve um empate em 16% da preferência, mas a pesquisa foi feita três dias antes de o Corinthians conquistar o Mundial Interclubes.
Nos outros anos, os flamenguistas foram maior número, mas a vantagem ficou dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que representava empate técnico.
Rubro-negro lidera em três regiões
Quando o Brasil é divido por regiões, o Flamengo é líder em três delas: Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Corinthians fica na frente no Sudeste com 1% na frente dos cariocas, índice dentro da margem de erro. No Sul, o Grêmio é líder com 23%, seis pontos à frente do Internacional.
Nessas análises as margens de erros são de 3% no sudeste, 5% no Sul, 4% no Nordeste, e 6% no Norte e Centro-Oeste.
Cor de pele
A pesquisa também apresentou a divisão pela cor da pele dos entrevistados. Somente entre os que se declaram brancos o Flamengo (13%) não ficou na frente do Corinthians (16%). Como a margem de erro aqui é de 3%, houve um empate técnico.
Entre os negros, o time carioca é líder (24%) e o Corinthians é o segundo (11%), a margem é de 5%. Os entrevistados que se declaram pardos 23% são flamenguistas e 14% corintianos, margem de erro de 3%.
Renda Familiar
O laventamento separou as análises também pela renda familiar dos entrevistados. O Flamengo só não aparece na frente entre as famílias que ganham entre cinco e dez salários mínimos, mas fica empatado com o Corinthians, 17% a 16%, dentro da margem de erro que é de seis pontos.
Nas demais faixas de renda, o Rubro-Negro sempre está na liderança. A maior vantagem aparece entre as famílias com ganhos superiores a 10 salários mínimos. O Fla tem 24% e o Timão 10%.
Fonte: R7
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X
* TRT-14 E ENERGISA - Acordos trabalhistas superam R$19 milhões em conciliação em 2024
* RATO GUINCHA PARA O LEÃO - Lula reitera que pode taxar EUA e fala em “bravatas de Trump”
* FALTA A VIÚVA DO 'CLEZÃO' - Juiz federal determina pensão vitalícia para viúva de Vladimir Herzog