SERÁ! SERÁ! - Órbita estranha de lua sugere que Marte também teve anel | Notícias Tudo Aqui!

SERÁ! SERÁ! - Órbita estranha de lua sugere que Marte também teve anel

Compartilhe:

Análise da órbita de Deimos, diferente da de Fobos, o outro satélite marciano, indica que, durante boa parte de sua história, o Planeta Vermelho teve um anel proeminente

 

Cientistas do Instituto Seti e da Universidade Purdue (EUA) descobriram que a única maneira de produzir a órbita invulgarmente inclinada de Deimos, uma das luas marcianas, seria Marte ter tido um anel bilhões de anos atrás. Enquanto alguns dos planetas mais massivos do Sistema Solar possuem anéis gigantes e várias e grandes luas, Marte possui apenas duas pequenas luas deformadas, Fobos e Deimos. Embora essas luas sejam pequenas, suas órbitas peculiares ocultam segredos importantes sobre seu passado.

Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que as duas luas de Marte, descobertas em 1877, eram asteroides capturados. No entanto, como suas órbitas estão quase no mesmo plano que o equador de Marte, as luas devem ter se formado ao mesmo tempo que o Planeta Vermelho. Mas a órbita da lua Deimos, menor e mais distante, é inclinada em dois graus.

“O fato de a órbita de Deimos não estar exatamente no plano do equador de Marte foi considerado sem importância, e ninguém se importou em tentar explicar isso”, diz o principal autor do estudo, Matija Ćuk, cientista pesquisador do Instituto Seti. “Mas uma vez que tivemos uma grande ideia nova e a examinamos com novos olhos, a inclinação orbital de Deimos revelou seu grande segredo.”

Fonte: Revista Planeta


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui