ALMOÇO NO ALVORADA - Bolsonaro recebe o presidente do Uruguai na próxima semana
Encontro acontecerá na próxima quarta-feira
O presidente Jair Bolsonaro se reunirá no Brasil, na próxima quarta-feira (3), com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. O encontro marcará a primeira viagem internacional do uruguaio após ter tomado posse em 1º de março do ano passado.
A informação foi confirmada pela Agência EFE, nesta quinta-feira (28), junto a fontes oficiais. Os dois chefes de Estado e os respectivos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e Francisco Bustillo, almoçarão no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Ainda não foram dadas mais informações da agenda dos governantes na data.
A viagem de Lacalle Pou durará apenas um dia, já que a ida dele ao Brasil e a volta para o Uruguai ocorrerão na próxima quarta-feira.
Sobre o encontro entre os líderes e os chanceleres dos dois países, o jornal uruguaio El Pais indicou que a expectativa é que aconteçam avanços “no relacionamento bilateral”.
Desde 13 de março de 2020, quando foi declarada emergência no Uruguai por conta dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus, a fronteira com o Brasil tem sido um dos principais problemas para o país vizinho, já que cidades como Rivera e Chuy mantêm cotidiano binacional com Santana do Livramento e Chuí, no Rio Grande do Sul.
O departamento de Rivera, cuja capital é o município homônimo, segue em zona vermelha de risco epidemiológico, segundo o critério estabelecido pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e deverá ser alvo de cuidado especial, durante a abertura de fronteiras anunciada ontem pelo governo uruguaio.
A partir desta segunda-feira, será permitida a entrada no país de cidadãos locais e de estrangeiros residentes, o que está suspenso desde 21 de dezembro.
POLÍTICA INTERNACIONAL
Além dos assuntos relacionados à pandemia, também deverão estar na mesa dos mandatários do Brasil e do Uruguai assuntos como os tratados comerciais, já que os dois países integram o Mercosul e vêm defendendo uma visão de modernização e funcionalidade do bloco.
No mês passado, os uruguaios passaram a presidência “pro tempore” (rotativa) do Mercosul para a Argentina, durante uma cúpula realizada de maneira remota. Em julho, será a vez do Brasil assumir a liderança do bloco comunitário.
*Com informações da Agência EFE
Noticias da Semana
* TERRA SEM TÍTULO - Deputada Cláudia cobra, do Incra, titulação de chácaras em Mirante da Serra
* 1,6 MILHÕES DE PREJUDICADOS - Como será a devolução de R$ 20 milhões do Banco do Brasil a clientes
* FOI ELIMINADA POR 5X4 - Gazin Porto Velho se despede da Copa Verde e foca no Estadual 2025
* NÃO VIU? VEJA: MISSÃO DE FÉ - Filha de Keila Ferreira é ungida a pastora durante culto fúnebre
* PROTEÇÃO A 'SÓCIOS' NO CRIME - Governo Lula impõe sigilo sobre irmãos Batista na Venezuela
* PIRATAS DO MADEIRA - PCC e Comando Vermelho estão com seus escritórios do crime asfixiados