LÁ E CÁ - Uruguai ordena a prisão de sete militares por crimes na ditadura
|
|
Justiça uruguaia ordenou, nesta quinta-feira, a prisão de sete militares reformados por crimes contra a Humanidade cometidos durante a ditadura, entre 1973 e 1985, informou a imprensa local. Três deles já cumprem penas por outros crimes semelhantes no mesmo período.
José Nino Gavazzo, Jorge Silveira, Mario Aguerrondo, Ernesto Rama, Rudyard Scioscia, Mario Frachelle e Mario Cola foram acusados de "privação de liberdade e violência privada" contra cerca de 30 detidos em um centro de tortura conhecido como "300 Carlos", que funcionou entre 1975 e 1977 em um complexo militar na capital do país, Montevidéu.
O promotor Ricardo Perciballe, da Procuradoria Especial de Crimes Contra a Humanidade, havia solicitado a instauração do processo contra oito militares por esses crimes. Um deles, no entanto, morreu durante o processo judicial.
Gavazzo, Silveira e Rama já haviam sido condenados por outros crimes contra a Humanidade cometidos durante o governo. O resto dos militares irá para a prisão pela primeira vez.
A denúncia havia sido apresentada em 2011, quando o ex-guerrilheiro e então presidente José Mujica, da Frente Ampla, de esquerda, retirou a proteção aos mlitares concedida por uma lei de anistia aprovada na década de 1980 para investigações de violações de direitos humanos durante a ditadura.
A Procuradoria Especial de Crimes contra a Humanidade ainda tem 13 pedidos pendentes de ação penal contra cerca de 50 pessoas implicadas em crimes relacionados ao terrorismo de Estado, segundo o jornal La Diaria.
(iG)
Noticias da Semana
* TERRA SEM TÍTULO - Deputada Cláudia cobra, do Incra, titulação de chácaras em Mirante da Serra
* 1,6 MILHÕES DE PREJUDICADOS - Como será a devolução de R$ 20 milhões do Banco do Brasil a clientes
* FOI ELIMINADA POR 5X4 - Gazin Porto Velho se despede da Copa Verde e foca no Estadual 2025
* NÃO VIU? VEJA: MISSÃO DE FÉ - Filha de Keila Ferreira é ungida a pastora durante culto fúnebre
* PROTEÇÃO A 'SÓCIOS' NO CRIME - Governo Lula impõe sigilo sobre irmãos Batista na Venezuela
* PIRATAS DO MADEIRA - PCC e Comando Vermelho estão com seus escritórios do crime asfixiados