O BATE E REBATE - Fantasia de Bruna Marquezine revolta Conselho Regional de Enfermagem
|
|
Uma imagem da atriz Bruna Marquezine usando uma fantasia de enfermeira foi publicada no Instagram do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), nessa terça-feira (2/11), acompanhada de um texto em que a classe afirma que “fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem”. O post recebeu muitos comentários de apoio, mas as críticas predominaram, até o fechamento desta publicação.
O trecho do texto diz o seguinte: “A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”.
Segundo o conselho, o tema já foi alvo de intervenções por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães acabaram se retratando por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual.
“Deparamo-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de ‘enfermeira sexy’… Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito”, continuou outro trecho. “O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem”, finalizou.
A postagem teve mais de 19 mil comentários. “Mais tolerância e menos censura”, escreveu um seguidor da página. “Sinceramente, não vejo isso como desvalorização, desvalorização mesmo é o salário da categoria, e pelo jeito isso já nem é mais o foco”, disse outro. “Que desnecessário da parte do conselho! Tantas preocupações e o conselho se preocupa com fantasia em que todas as profissões são usadas… E a PL? Como vai?”, reclamou outro. “Sou a favor de baixar a anuidade e aumentar o piso salarial. @corensaopaulo deve se preocupar com isso, não com fantasia alheia!” falou outro seguidor.
“Nossas 30 horas nunca saíram e o @corensaopaulo vem com essa? Todos se fantasiam de diversas profissões: bombeiro, policial, engenheiro etc. Sou enfermeira há 10 anos e até hoje não vi um empenho desses para as nossas 30 horas. Isso que merece respeito!”, emendou uma profissional da área.
(metropoles)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X