O BRASIL NA ERA ESPACIAL - Empresa canadense vai lançar veículos espaciais em base do Brasil
|
A C6 Launch Systems Incorporated, empresa canadense, assinou o contrato com a Força Aéra Brasileira (FAB) para lançar veículos espaciais no Brasil. As decolagens ocorrerão na Base Aérea de Alcântara, no Maranhão. A cerimônia para formalizar a parceria ocorreu na quinta-feira 25.
“A celebração desse contrato é um passo gigantesco para a exploração no Centro de Lançamento de Alcântara”, disse Heraldo Luiz Rodrigues, tenente-brigadeiro da FAB, que presidiu a solenidade. “Paralelamente a isso, a Agência Espacial Brasileira (AEB) trabalhou junto com o Comando da Aeronáutica para assinarmos alguns acordos que possibilitam a exploração comercial de Alcântara.”
O contrato é consequência do edital de chamamento AEB, realizado em maio de 2020. O certame “teve como objeto a disponibilização de bens e serviços para lançamentos de veículos espaciais, a partir da área 3 do Centro Espacial de Alcântara, conhecida como área do Perfilador de Vento”, informa a FAB
Além da companhia canadense, outras três empresas foram selecionadas para lançar veículos espaciais em Alcântara, no Brasil. São elas Virgin Orbit, Orion AST e a Hyperion, todas dos Estados Unidos.
Richard Mccammon, CEO da C6 Launch Systems Incorporated, informou que a empresa canadense vai lançar o primeiro veículo espacial a partir Alcântara no primeiro semestre de 2024. Ele afirma que o projeto deve ter impacto positivo nas economias local e nacional.
(revistaoeste)
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno