VEÍCULOS E TECNOLOGIA - Serviço de táxi aéreo elétrico já tem data para decolar no Japão
|
A Joby Aviation é uma das empresas do ramo de eVTOLs que planeja operar em breve nos céus do Japão. Depois de firmar um acordo em fevereiro com a maior companhia aérea do país, a ANA (All Nippon Airways), a companhia com sede na Califórnia quer acelerar o lançamento do seu serviço de caronas aéreas.
Segundo o CEO da empresa, JoeBen Bevirt, o que despertou o interesse pelo Japão foi o alto índice de pessoas vivendo em áreas urbanas (92%). O executivo aponta que há uma oportunidade única de economizar tempo com o serviço, especialmente em grandes cidades como a capital Tóquio, Yokohama e Osaka.
A Joby comparou a aeronave que será usada para oferecer o serviço a um SUV voador de luxo. O modelo é silencioso, espaçoso, e possui cinco lugares (um para o piloto e quatro passageiros).
Com alcance de 241 km por carga, o eVTOL em questão pode atingir até 322 km/h. Por fim, além da emissão zero, o taxi áreo da Joby também ajudará em outro ponto: na diminuição da poluição sonora.
O modelo gera menos de 65 dBA durante a decolagem e o pouso, o mesmo que uma conversa normal entre duas pessoas. Durante o voo, a emissão de ruído é ainda menor: 45 dBA em uma altitude de 500 m viajando a 185 km/h.
A Joby quer lançar o seu “Uber aéreo” em 2024 na Terra do Sol Nascente. A nova opção de mobilidade, apesar de mais sustentável, ainda depende de certificação para decolar. O principal é o sinal verde da JCAB (Japan Civil Aviation Bureau).
Nasa testou eVTOL da Joby Aviation em 2021
Fundada em 2009, a Joby foi a primeira empresa de eVTOLs a participar da Campanha Nacional de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) da Nasa.
Em setembro do ano passado, a agência espacial fez alguns voos de teste usando aeronaves desenvolvidas pela empresa. Os voos eram parte de um programa de observação para determinar o grau de segurança dessas aeronaves para viajar com passageiros a bordo.
Imagem principal: Joby Aviation/Divulgação
(olhardigital)
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno