RELAÇÕES INTERNACIONAIS - Com presidência de Lula, relações entre Rússia e Brasil terão novo impulso, diz especialista
|
|
As relações da Rússia com o Brasil com a presidência de Lula da Silva terão novo desenvolvimento nas esferas política e econômica, disse à Sputnik professora Ludmila Okuneva, gerente do Departamento de História e Política da Europa e América da MGIMO e pesquisadora sênior do Instituto da América Latina da Academia das Ciências da Rússia.
Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 50,90% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro. Ao todo, o presidente eleito conquistou mais de 60.345.999 de votos, um recorde na história da democracia brasileira.
"Nossos países estão longe um do outro, mas no mundo global de hoje, não tais distâncias como no tempo de Colombo. A qualidade das relações já não depende da distância. Acho que nossas relações serão muito positivas, elas receberão um novo impulso, um novo preenchimento", afirmou a especialista.
Ela recordou que as mesmas relações positivas foram observadas durante os dois primeiros mandatos presidenciais de Lula em 2003-2010, e em 2010 ele visitou a Rússia.
De acordo com a previsão dela, vão se desenvolver os laços econômicos, os contatos políticos e o comércio entre os dois países.
A especialista também fez notar que foi durante o primeiro mandato de Lula que ocorreu "um evento tão importante como aquele que a Rússia e o Brasil se tornaram cofundadores do BRICS".
Nesta segunda-feira (31), o presidente russo Vladimir Putin, enviou uma mensagem de felicitações a Lula da Silva pela vitória na eleição, expressando esperança de um maior desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira, informou o serviço de imprensa do Kremlin.
(sputniknewsbrasil)
Noticias da Semana
* INTIMIDADE EXPOSTA - Mulher é condenada por compartilhar vídeo vazado
* PRIORIDADE HUMANITÁRIA - Bolsonaro explica conversa com Hugo Motta sobre presos do 8/1
* FAXINA NA POLÍTICA DE GÊNERO - Ao lado de meninas, Trump proíbe trans no esporte feminino
* APÓS FLAGRADO MENTINDO - Barroso corrige dado de gastos do Judiciário após contestação no X
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS