A CRISE INGLESA - Liz Truss anuncia congelamento de contas de energia
|
|
A partir de outubro e até 2024 as famílias típicas britânicas não vão pagar mais de 2.500 libras, cerca de 2.800 euros por ano, o que equivale a uma economia de mil libras por ano, quase 1.200 euros. O anúncio foi feito pela nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.
Esse valor implica a remoção do imposto verde e subsitituirá o limite máximo de energia existente, que daqui a 15 dias iria subir para 3.549 libras, ou 4 mil euros.
As empresas e os serviços públicos têm um plano de apoio idêntico de congelamento das contas, mas durante um período de seis meses. A medida custará, em dois anos, 130 bilhões de euros.
As empresas energéticas terão programas de credito facilitado pelo Banco de Inglaterra, no valor de 40 mil milhões para garatir a liquidez. O próprio Banco de Inglaterra prevê que as empresas de produção e fornecimento de gás e eletrcidade terão um lucro de 170 mil milhões de euros.
Liz Truss espera que a inflação diminua 5% com esse pacote de ajuda.
Ela afirmou que é tempo também de preparar a autonomia energética. O governo britânico vai, por isso, lançar licenças de extração de petróleo no Mar do Norte, o que pode levar à concessão de mais de 100 novas licenças. Nesse programa de independência energética, o governo de Londres quer que o país seja exportador de energia eólica em 2040.
A nova primeira ministra promete, mesmo com a intensificação das energias fósseis, cumprir a neutralidade carbônica em 2050, como acordado na COP 26, em Glasgow, no ano passado.
Uma nova fase de intensificação do setor nuclear será anunciada no próximo mês.
(agência brasil)
Noticias da Semana
* INTIMIDADE EXPOSTA - Mulher é condenada por compartilhar vídeo vazado
* PRIORIDADE HUMANITÁRIA - Bolsonaro explica conversa com Hugo Motta sobre presos do 8/1
* FAXINA NA POLÍTICA DE GÊNERO - Ao lado de meninas, Trump proíbe trans no esporte feminino
* APÓS FLAGRADO MENTINDO - Barroso corrige dado de gastos do Judiciário após contestação no X
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS