ENCRENCANDO O BRASIL - Lula também culpa Ucrânia por guerra com Rússia
Declaração do presidente diverge da posição dos EUA e da Otan
![]() |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia ocorre apenas porque os dois países quiseram. O petista fez a declaração neste domingo, 16, durante visita aos Emirados Árabes Unidos.
“A decisão da guerra foi tomada pelos dois países”, afirmou Lula. A análise do presidente brasileiro é divergente da adotada pelos Estados Unidos e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A avaliação do petista não leva em consideração que a Rússia invadiu o país vizinho, em fevereiro de 2022. Na ocasião, o Kremlin ordenou que o Exército bombardeasse regiões autônomas da Ucrânia. Os ucranianos revidaram, e a guerra passou a escalar.
O argumento de Lula desagrada aos EUA e a parte majoritária da Europa, visto que o presidente havia dito que adotaria um tom mais neutro sobre a guerra. Recentemente, o petista ressaltou a necessidade de formar um grupo de países para mediar um acordo de paz.
“É preciso que os EUA parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz”, disse Lula. “É preciso que a União Europeia comece a falar em paz, para a gente poder convencer o Putin e o Zelensky de que a paz interessa a todo mundo, e a guerra só está interessando aos dois.”
(revistaoeste)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X