TURISMO E OSTENTAÇÃO - Luxo e ostentação em Balneário Camboriú viram nova obsessão de árabes e europeus
Clientes internacionais estão entre os compradores dos milionários apartamentos de luxo nos arranha-céus
Com cinco cidades no topo do ranking de valorização imobiliária no país, Santa Catarina tem ultrapassado as fronteiras do Mercosul quando o assunto são investidores internacionais. Árabes, europeus e norte-americanos estão entre os compradores dos multimilionários apartamentos de luxo.
Balneário Camboriú, cidade que tem o metro quadrado mais caro do país, segundo o índice Fipezap+, é o mercado favorito. Na FG, construtora que responde pelos arranha-céus recordistas em altura na América do Sul, pelo menos 5% dos clientes são de países como Estados Unidos, Alemanha, Itália Dinamarca, Holanda e Emirados Árabes. Em geral, são investidores que têm alguma relação com o Brasil – familiares, ou de negócios.
É o caso da família portuguesa Aveiro, de Cristiano Ronaldo, que recentemente fechou uma parceria de negócios com a construtora que inclui investimentos na área.
Entre os clientes internacionais que procuram consultores imobiliários, a maioria são brasileiros que vivem no exterior.
– Temos visto um aumento na demanda de vários brasileiros que foram morar no exterior e que adquiriram imóveis aqui. Meu maior cliente, hoje, é um brasileiro de Concórdia que mora na China, em Xangai. É empresário, casado com uma chinesa, tem duas filhas e investe bastante no Litoral catarinense, em Balneário Camboriú principalmente – diz o consultor Bruno Cassola, que é especialista no mercado de luxo.
Segundo ele, o interesse no Litoral catarinense está relacionado às características econômicas do Brasil. Cassola ressalta que os países emergentes têm uma valorização mais “agressiva”, o que atrai o investidor internacional.
O objetivo do mercado em Balneário Camboriú e região é “furar a bolha”, atingindo também investidores que não têm relação prévia com o Brasil e ainda não descobriram o Litoral de Santa Catarina. O chamariz são os imóveis especiais, com preços “fora da curva”. Como divulgado na coluna, a nova geração de arranha-céus em Balneário prevê apartamentos de R$ 120 milhões – um recorde.
– Estamos vendo uma grande virada de mercado, com lançamentos a partir de R$20 milhoes. Esses imóveis maiores, mais caros e mais luxuosos, com valores fora da curva, podem começar a atrair novos clientes com euro, com dólar – avalia Cassola.
(nsctotal)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X