EXEMPLO A SER SEGUIDO - Governo de Israel avança em projeto que reduz poder do Judiciário no país
|
|
O governo de Israel, liderado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, avançou nesta segunda-feira, 13, com uma proposta para reformar o Tribunal Superior do país.
As mudanças propostas abriram caminho para que uma maioria simples de legisladores revertesse decisões da Suprema Corte e, a partir disso, coordenasse o comitê que nomeia os juízes.
Em Israel, o Tribunal Superior chancela as decisões dos Poderes Legislativo e Executivo.
Um dos principais defensores da alteração é Netanyahu. Ele argumenta que o país é controlado por juízes ativistas de esquerda, uma vez que os magistrados derrubam leis apoiadas pela maioria do país.
— Temos uma oportunidade histórica de corrigir erros antigos e restaurar a confiança no sistema de Justiça — disse Simcha Rothman, considerado peça central para as reformas no Knesset, o Parlamento israelense.
A ação atrai críticas do espectro político de esquerda, além do alto escalão da Corte, como também de alguns empresários de Israel. Uma parte da classe teme que a independência dos Tribunais de Israel seja enfraquecida e, com isso, a economia seja afetada.
(conexão politica)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X