AGORA SIM, VIRAMOS PÁRIA DO MUNDO - Navio de guerra do Irã atracado no Brasil é palco de festa com integrantes do governo Lula
Representantes do Estado brasileiro comemoraram os 120 anos das relações diplomáticas com o regime iraniano.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permitiu que dois navios de guerra do Irã atracassem no Rio de Janeiro (RJ), mesmo sob protestos dos Estados Unidos e de outros regimes ocidentais.
Além disso, o Palácio do Planalto também enviou representantes para participar de uma cerimônia que comemorou os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Irã, na última terça-feira (28).
Na ocasião, integrantes do Ministério das Relações Exteriores e da Marinha do Brasil estiveram a bordo da fragata IRIS Dena, um dos dois navios militares iranianos ancorados na capital fluminense.
A solenidade não foi divulgada nas agendas oficiais do Palácio do Itamaraty e da Marinha, mas foi revelada por reportagens da imprensa em apurações confirmadas pelo Conexão Política.
A entrada das embarcações no espaço marítimo brasileiro causou uma crise diplomática entre o Brasil e os EUA, que impõem sanções ao Irã por causa de atos de terrorismo e violações aos Direitos Humanos. No mesmo sentido, Israel também criticou o Brasil por dar espaço em seu território a um “Estado terrorista”.
Os navios chegaram no Rio no domingo (26) e têm autorização para permanecer no Brasil até este sábado (4). O IRIS Makran é chamado de “monstro do mar” e tem 230 metros de comprimento. Mais que um petroleiro transformado em porta-helicópteros, ele pode lançar drones de grande porte, armados com mísseis ou de espionagem.
(conexão politica)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X