Agora é para valer!

Movido pela pressão popular, o prefeito de Porto Velho, Dr. Hildon Chaves (que viu sua cobiçada popularidade despencar em minutos), enviou à Câmara Municipal um projeto de lei revogando a Lei que aumentou absurdamente o valor do IPTU 2023. O sepultamento da Lei Complementar nº. 926, de 23 de dezembro de 2022, está marcado para a próxima quarta-feira, a partir das 9h, quando o plenário despejará a pá de cal.
Na sessão ordinária dessa segunda-feira, oradores se alternaram na tribuna, realçando a importância da participação da população na defesa de seus direitos. O primeiro a fazê-lo foi o vereador Dr. Gilber, para quem a revogação da Lei que aumentou vertiginosamente o imposto só foi possível graças à pressão da sociedade, que saiu às ruas para protestar e exigir uma resposta das autoridades e dos poderes constituídos, como Executivo, Legislativo, Ministério Público de Rondônia, Ordem dos Advogados do Brasil – Rondônia, entre outros órgãos e instituições.
Mas o discurso que mais me chamou a atenção foi o da vereadora Ellis Regina, ao reconhecer que votou errado no projeto de lei complementar que elevou aos píncaros o valor do IPTU 2023 e, o mais importante, pedir desculpas à população. Alguém já disse que errar é humano. Na possibilidade do erro está o traço distintivo entre o humano e o Divino. O reconhecimento do erro, contudo, mais que prova de humildade, é sinal de grandeza a que nem todos estão acostumados. Ao fazer o mea-culpa, isto é, confessar a própria culpa pelo erro cometido, Ellis revelou um atributo inato, ao mesmo tempo em que disse que há um entendimento dos colegas de que os projetos de lei do Executivo encaminhados à Câmara Municipal precisam ser mais debatidos. Agora, é esperar para ver a tão sonhada revogação da malsinada Lei Complementar nº. 926/2022.
Valdemir Caldas
- * Quinquênio – “a bomba relógio” que não explodiu
- * Os náufragos de 2020
- * Advogado Valnei Rocha vai propor a criação de uma Comissão Permanente para fiscalizar os atos e contratos celebrados pelo Município de Porto Velho
- * Enganadores do povo
- * Tantos partidos gravitando em torno da candidatura Mariana Carvalho podem ser um problema na hora de dividir o bolo
Noticias da Semana
* CAPITAL NA ROTA DOS TEMPORAIS - Dia tem alerta de temporais e temperaturas chegando a 40°C
* GOVERNO DE LADRÕES - O Governo que comprar de você! Tem Interesse?
* GOVERNO DE LADRÕES - O Governo que comprar de você! Tem Interesse?
* SERVO DO SENHOR - Internado, papa Francisco tem “noite tranquila”, diz Vaticano
* FINANCIADA POR ONG INGLESA - Ecoporé realiza curso de formação de comunicadores indígenas
* O CIRCO TÁ PEGANDO FOGO - Denúncia contra Bolsonaro gera tumulto entre deputados