DIA MUNICIPAL DO TACACÁ - Originário das brenhas do Pará, projeto torna o Tacacá um Patrimônio Cultural de Guajará-Mirim
|
|
Concebido na cultura indígena, o Tacacá é um dos pratos mais típicos do norte do Brasil. Na composição original, ingredientes à base de mandioca, folhas de jambu e camarão. Em algumas regiões, a exemplo de Guajará-Mirim, interior do estado, outra iguaria é acrescentada: a Pipoca.
Foi justamente em Guajará-Mirim que um Projeto de Lei apresentado na primeira semana deste mês e discutido e aprovado nesta semana tornou o Tacacá um Patrimônio Cultural da cidade. O PL é de responsabilidade do vereador Alexandre Melo (Podemos).
“De certo, todo tomador de tacacá reconhece a sua composição de consumo os diversos elementos étnicos que compõem o cenário de vivência e ocupação desta banda da Amazônia Ocidental. E apesar de ser oriundo do Estado do Pará, hoje encontra-se incorporado ao costume alimentar do Guajaramirense e não esquecendo como acompanhamento a pipoca e o refrigerante Parecis sendo um produto genuíno da nossa terra”, justificou.
Nas redes sociais, o parlamentar lembra que o Tacacá é um prato originalmente do Pará e que faz parte do cotidiano dos munícipes. Segundo ele, a ideia de tornar o prato um Patrimônio da cidade valoriza a culinária regional e as pessoas que preparam a iguaria.
“Agora como patrimônio cultural, queremos apresentar na festa dos filhos e amigos de Guajará-Mirim, esse nosso prato típico”, comentou.
Com aprovação dos vereadores e do poder executivo, a cidade ganha no calendário oficial mais uma data especial - 23 de setembro - como o “Dia Municipal do Tacacá”. Com isso, o poder executivo poderá realizar promoções culturais para a divulgação deste dia, com a valorização do Tacacá como prato típico do Município, inclusive, por meio de parcerias.
(newsrondonia)
Noticias da Semana
* CORPUS CHRISTI - Serviços essenciais serão mantidos nos próximos dias 8 e 9 de junho
* SERVIÇOS BÁSICOS - Prefeitura realiza mutirão de limpeza na avenida Imigrantes
* MORTE INSTANTÂNEA - Empresário morre esmagado por caminhão boiadeiro na BR-364, em Ji-Paraná
* DESPREZO À MAGISTRATURA - Quem é Cristiano Zanin, indicado por Lula para vaga no STF
* NAÇÃO DE VELHOS - Japão vai pagar US$ 25 bilhões em bônus para casais terem mais bebês
* NOVO RUMO NA VIDA - Sejus realiza mais uma edição de casamento coletivo no Sistema Prisional
* VOVÔ RAUL - Aos 85 anos, Raul Gil passa por cirurgia e está internado em São Paulo
* NOVAS LUMINÁRIAS - Bairro Lagoa é contemplado com o Programa de Eficiência Energética PROLED
* DIA MUNDIAL DO LEITE - Porque ele ajuda a cumprir 17 compromissos da ONU