DIA MUNICIPAL DO TACACÁ - Originário das brenhas do Pará, projeto torna o Tacacá um Patrimônio Cultural de Guajará-Mirim | Notícias Tudo Aqui!

DIA MUNICIPAL DO TACACÁ - Originário das brenhas do Pará, projeto torna o Tacacá um Patrimônio Cultural de Guajará-Mirim

Compartilhe:

 

Concebido na cultura indígena, o Tacacá é um dos pratos mais típicos do norte do Brasil. Na composição original, ingredientes à base de mandioca, folhas de jambu e camarão. Em algumas regiões, a exemplo de Guajará-Mirim, interior do estado, outra iguaria é acrescentada: a Pipoca.

Foi justamente em Guajará-Mirim que um Projeto de Lei apresentado na primeira semana deste mês e discutido e aprovado nesta semana tornou o Tacacá um Patrimônio Cultural da cidade. O PL é de responsabilidade do vereador Alexandre Melo (Podemos).

“De certo, todo tomador de tacacá reconhece a sua composição de consumo os diversos elementos étnicos que compõem o cenário de vivência e ocupação desta banda da Amazônia Ocidental. E apesar de ser oriundo do Estado do Pará, hoje encontra-se incorporado ao costume alimentar do Guajaramirense e não esquecendo como acompanhamento a pipoca e o refrigerante Parecis sendo um produto genuíno da nossa terra”, justificou.

Nas redes sociais, o parlamentar lembra que o Tacacá é um prato originalmente do Pará e que faz parte do cotidiano dos munícipes. Segundo ele, a ideia de tornar o prato um Patrimônio da cidade valoriza a culinária regional e as pessoas que preparam a iguaria.

“Agora como patrimônio cultural, queremos apresentar na festa dos filhos e amigos de Guajará-Mirim, esse nosso prato típico”, comentou.

Com aprovação dos vereadores e do poder executivo, a cidade ganha no calendário oficial mais uma data especial - 23 de setembro - como o “Dia Municipal do Tacacá”. Com isso, o poder executivo poderá realizar promoções culturais para a divulgação deste dia, com a valorização do Tacacá como prato típico do Município, inclusive, por meio de parcerias.

(newsrondonia)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui